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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Maria Angela de Almeida-
dc.contributor.authorSILVA, Felipe Jardim da-
dc.date.accessioned2019-09-03T17:53:39Z-
dc.date.available2019-09-03T17:53:39Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32193-
dc.descriptionSILVA, Felipe Jardim da , também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: JARDIM, F.pt_BR
dc.description.abstractDentre os instrumentos desenvolvidos para a proteção e o estímulo à função social da propriedade e da cidade estão dois mecanismos que punem o proprietário do solo urbano ocioso: (a) o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) Progressivo no Tempo, com aumento gradual da alíquota tributária sobre a propriedade de imóveis não edificados, não utilizados ou subutilizados; e (b) a Arrecadação de Bem Vago Abandonado (ABVA), que permite a incorporação da propriedade privada abandonada ao patrimônio público. Assim, esta pesquisa objetivou analisar comparativamente a aplicabilidade destas duas ferramentas na cidade do Recife a partir de um recorte no Bairro do Recife, em 2017/2018. O trabalho focou nas semelhanças e diferenças entre os aparelhos supracitados; vantagens e desvantagens para sociedade, poder público e proprietário na aplicação deles; efeitos em potencial de cada um; e localização da aplicabilidade de cada instrumento no campo analisado a fim de auxiliar a tomada de decisões de planejamento e gestão pública. Após a fundamentação teórica e estudos legais, dos 660 endereços registrados no bairro, foi realizada pesquisa de campo em 30 lotes, contemplando todos os imóveis ociosos que possuíam 05 anos ou mais de débitos de IPTU, conforme levantamento realizado pela gestão municipal no ano de 2017. Como resultado, entre outras considerações, foi identificado que, no Bairro do Recife: (i) o IPTU Progressivo no Tempo é mais abrangente (23/30 imóveis) que a ABVA (15/30); (ii) o IPTU Progressivo no Tempo não depende da vontade do proprietário e gera gastos públicos indenizatórios, ao contrário da ABVA; (iii) o IPTU Progressivo no Tempo, considerando o processo completo, pode levar aproximadamente 14 anos, enquanto a ABVA é mais célere (menos de 04 anos); (iv) em 12/30 imóveis seria possível escolher qual dos dois dispositivos adotar; (v) em 04/30 não caberia a utilização de nenhum dos dois sistemas. Em suma, ambos devem ser empregados pelo planejamento e gestão urbana estatal porque são complementares e fundamentais para o cumprimento da função social, além de induzirem transformações jurídico-urbanísticas e socioeconômicas que podem propiciar o desenvolvimento urbano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPropriedadept_BR
dc.subjectCidadespt_BR
dc.subjectIPTU progressivo no tempopt_BR
dc.subjectArrecadação de bem vago abandonadopt_BR
dc.subjectBairro do Recifept_BR
dc.titleIPTU progressivo no tempo ou arrecadação de bem vago abandonado?: aplicabilidade de instrumentos jurídico-urbanísticos em imóveis ociosos do bairro do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coROCHA, Danielle de Melo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8691412568811905pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8276915082480930pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxAmong the instruments developed to protect and stimulate the social function of property and of the city are two mechanisms that punish the owner of idle urban land: a progressive, annual increase to the Urban Property Tax (Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU); and (ii) Collection of Abandoned Property (Arrecadação de Bem Vago Abandonado - ABVA), which allows for the incorporation of abandoned private property into public assets. Thus, this research aimed to comparatively analyze the applicability of these two tools in the city of Recife from a section of the Bairro do Recife, in 2017/2018. The research focused on similarities and differences between the two tools; advantages and disadvantages for building owners, the state, and for society; potential effects of each instrument; and mapped the potential applicability of each tool within the field analyzed for assisting decision-making in public planning. After the theoretical basis and legal studies, of the 660 registered addresses in the neighborhood, field research was carried out in 30 lots, including all idle properties that had 05 years or more of IPTU debts, according to a survey carried out by the municipal management in the year 2017. As a result, among other considerations, it was identified that, in the Bairro do Recife: (i) Progressive IPTU is more comprehensive (23/30 real estate) than ABVA (15/30); (ii) Progressive IPTU does not depend on the owner's will and generates public indemnification expenses, unlike ABVA; (iii) Progressive IPTU, considering the complete process, can take approximately 14 years, while ABVA is faster (less than 04 years); (iv) in 12/30 buildings it would be possible to choose which of the two devices to adopt; (v) on 04/30 it would not fit the use of either system. In short, both should be employed by state urban planning and management because they are complementary and fundamental to the fulfillment of the social function, besides inducing legal-urban and socioeconomic transformations that can promote urban development.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

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