Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32130

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorHOLANDA, Rodrigo Prazeres de-
dc.date.accessioned2019-09-02T21:22:02Z-
dc.date.available2019-09-02T21:22:02Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32130-
dc.description.abstractEste trabalho consiste em uma proposta de transposição didática de tópicos de mecânica quântica para estudantes do ensino médio, que foi desenvolvida através de ensino com analogia e de um kit de estudos probabilísticos. O manuseio do kit e os tópicos de mecânica quântica a serem tratados, compõem uma apostila – produto educacional – apresentada no APENDICE D, desenvolvida com o objetivo de estimular e fornecer suporte ao professor de física que pretenda abordar esse conteúdo em sala de aula. A metodologia empregada se deu em três etapas, envolvendo docentes, discentes e materiais instrucionais. Em relação aos docentes, foi realizada uma sondagem a respeito da mecânica quântica em sua formação e atuação profissional. No que concerne aos materiais, pesquisou-se a abordagem da mecânica quântica em livros didáticos e paradidáticos, o que se constatou ser insuficiente, asseverando a necessidade de desenvolver um material específico. Este, por sua vez, foi aplicado em um laboratório pedagógico junto aos estudantes, através de uma sequência didática. Os resultados foram analisados com base em três momentos: na sondagem inicial do questionário pré-teste, os estudantes demonstraram pouco conhecimento acerca dos pré-requisitos necessários para o estudo da mecânica quântica. O exercício operacional, realizado após as intervenções didáticas, possibilitou verificar consideráveis avanços no tocante aos novos conceitos assimilados e à linguagem matemática utilizada. E cerca de dois meses após o término da sequência didática, um questionário pós-teste apontou que a maioria dos estudantes ainda era capaz de discutir de forma coerente as ideias abordadas ao longo da intervenção didática. Em suma, constatou-se que o produto educacional desenvolvido, embora propenso a futuros aperfeiçoamentos, mostrou-se uma potencial ferramenta para a abordagem da mecânica em turmas do ensino médio, tendo em vista o que foi apresentado pelos estudantes ao final do processo didático.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria quânticapt_BR
dc.subjectDidática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAnalogiapt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.titleUma proposta de transposição didática da mecânica quântica para o ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9436107260263429pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThis work consists of a didactic transposition of topics of quantum mechanics for high school students, which was developed through teaching with analogy and a kit of probabilistic studies. The handling of the kit and the topics of quantum mechanics to be treated, compose a workbook – educational product – presented in APPENDIX D, developed with the aim to stimulate and provide support to the physics teacher who intends to address this content in the classroom. The methodology used was in three stages, involving teachers, students and instructional materials. Concerning teachers, a survey was made on quantum mechanics in their training and professional performance. Regarding the materials, the quantum mechanics approach was studied in didactic books, which was found to be insufficient, asserting the need to develop a specific material. This, in turn, was applied in a pedagogical laboratory to the students, through a didactic sequence. The results were analyzed based on three moments: in the initial probing of the pre-test, the students showed little knowledge about the prerequisites necessary for the study of quantum mechanics. The operational exercise, carried out after the didactic interventions, allowed to verify considerable advances regarding the new concepts assimilated and the mathematical language used. And two months after the conclusion of the didactic sequence, a post-test questionnaire showed that most of the students were still able to discuss in a coherent way the ideas approached throughout the didactic intervention. In summary, it was found that the developed educational product, although prone to future improvements, proved to be a potential tool for the mechanics approach in high school classes, considering what was presented by the students at the end of the didactic process.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rodrigo Prazeres de Holanda.pdf3,51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons