Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32128

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMPELLO, Sérgio de Lemos-
dc.contributor.authorSILVA, Erik Cordeiro da-
dc.date.accessioned2019-09-02T21:18:35Z-
dc.date.available2019-09-02T21:18:35Z-
dc.date.issued2017-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32128-
dc.description.abstractO tema deste trabalho nasceu de uma necessidade de mudança na forma como as atividades experimentais são abordadas nos laboratórios das escolas de ensino médio. Para que essa mudança ocorra, foi criado um kit multifuncional confeccionado com materiais de baixo custo, com o intuito de ampliar os campos conceituais de determinados tópicos da física, em parceria com as atividades experimentais investigativas. Assim, criou-se uma turma piloto com sete estudantes da Escola Conde Pereira Carneiro para testarem os sete experimentos propostos com a utilização do kit multifuncional. Em cada encontro, os estudantes formavam as duplas ou grupos e recebiam um guia experimental, onde inicialmente uma situação problema era proposta e correlacionada ao conteúdo do experimento, para que, em seguida, realizassem o experimento utilizando o kit multifuncional. Os resultados quantitativos, extraídos dos experimentos, mostram que é viável a utilização do kit em sala de aula ou em qualquer ambiente escolar. Em relação ao resultado qualitativo, realizou-se após seis meses do término dos testes com o kit uma pesquisa de investigação de conhecimentos sobre o experimento momento de uma força, com os sete estudantes que haviam participado da turma piloto e com outros sete que não haviam participado da tal turma, e o resultado mostrou que houve aprendizagem significativa no grupo de estudantes da turma piloto. Presumi-se que, tal resultado poderia ter sido constado também nos outros experimentos, caso fossem investigados. Portanto, as aulas experimentais com o kit multifuncional proporcionaram a aprendizagem de alguns conceitos da física, e assim, foi possível deixá-los menos abstratos, e mais próximos do cotidiano do estudante, tornando o aluno um agente ativo de sua aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMaterial didático - São Lourenço da Mata (PE)pt_BR
dc.subjectAprendizagem ativa - São Lourenço da Mata (PE)pt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.titleAtividades experimentais realizadas a partir de um kit multifuncional desenvolvido com materiais de baixo custopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4734778200180515pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1232044201237012pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThe theme of this work was born from a need for change in the way experimental activities are approached inhigh schools’laboratories. For this change to take place, a multifunctional kit made with low-cost materials was created, in order to expand the conceptual fields of certain topics of physics, together with experimental investigative activities. Thus, a pilot group was formed with seven students from Escola Conde Pereira Carneiro to test the seven experiments proposed using the multifunctional kit. At each meeting, the students formed groups and received an experimental guide, in whichan initial problem situation was proposed and correlated to the content of the experiment, and then carried out the experiment using the multifunctional kit. The quantitative results extracted from the experiments demonstrate that it is feasible to use the kit in the classroom or in any school environment. As for the qualitative results, aninvestigation of knowledge about the torque was accomplished with the seven students who had participated in the pilot group and seven others who had not been part of it, six months after the end of the tests with the kit. The result showed that there was significant learning in the pilot group of students. It was presumed that such an outcome could have been included in the other experiments as well if they were investigated. Therefore, the experimental classes with the multifunctional kit provided the learning of some concepts of physics, and thus, it was possible to leave them less abstract, and closer to the everyday of the student, making the student an active agent of their learning.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Erik Cordeiro da Silva.pdf5,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons