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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32126

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Tiago Ancelmo de Carvalho Pires de-
dc.contributor.advisorSILVA, José Jeférson do Rego-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Mário César dos Reis-
dc.date.accessioned2019-09-02T21:09:45Z-
dc.date.available2019-09-02T21:09:45Z-
dc.date.issued2018-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32126-
dc.descriptionOLIVEIRA, Tiago Ancelmo de Carvalho Pires de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: PIRES, Tiago Ancelmo de Carvalhopt_BR
dc.description.abstractO surgimento de novas tecnologias construtivas em estruturas metálicas e avanços tecnológicos nos métodos existentes são de grande importância para a contínua conquista do mercado de estruturas. A utilização do aço como sistema construtivo, no Brasil, por exemplo, já não é mais uma novidade no mercado, porém as estruturas de concreto ainda são predominantes. A protensão é uma representação disso, pois em grande maioria é utilizada em estruturas de concreto, porém esta técnica vem sendo aplicada, com certa frequência, para reforços de estruturas metálicas, além de projetos de pontes e passarelas. A técnica de protensão é utilizada nos perfis metálicos visando o aumento da capacidade resistente do perfil, resultando em uma economia de material. Ela também é utilizada para a redução das deflexões totais sob as cargas de serviço, resultando em uma capacidade de atingir maiores vãos com alturas de perfis menores. Diante disso, o presente trabalho apresenta um estudo paramétrico de análise de vigas metálicas, em perfil I, com bitolas comerciais no mercado brasileiro, submetidas a esse esforço de protensão. Com isso, analisou-se o comportamento das vigas metálicas e a metodologia construtiva, observando os resultados de acordo com a NBR8800. Para tanto, o estudo foi realizado com auxílio de softwares de elementos finitos, sendo posteriormente analisada, experimentalmente, a aplicação de esforços de protensão nas vigas metálicas, realizando comparações entre os resultados numéricos e experimentais. Por fim, foi proposto um método construtivo que utiliza a protensão em vigas metálicas para reduzir os deslocamentos de vigas submetidas as cargas usuais em pavimentos, analisando o estado limite de utilização (ELU). Visa-se que este método seja direcionado para edifícios de múltiplos andares, visto que ainda é o grande mercado dominado pelas estruturas de concreto armado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectEstruturas metálicaspt_BR
dc.subjectProtensãopt_BR
dc.subjectAnálise experimentalpt_BR
dc.subjectVigaspt_BR
dc.titleAnálise numérica e experimental de vigas metálicas submetidas a protensão externapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0765518200374048pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7169964295024046pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3569829423106163pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThe emergence of new constructive technologies in metallic structures and technological advances in the existing methods are of great importance for the continuous conquest of the structure market. The use of steel as a construction system in Brazil, for example, is no longer a novelty in the market, but concrete structures are still predominant. The prestress is a representation of this, since in the majority is used in concrete structures, but this technique has been applied, with some frequency, for reinforcements of metallic structures, besides projects of bridges and catwalks. The prestressing technique is used in metal profiles to increase the strength of the profile, resulting in material savings. It is also used to reduce total deflections under service loads, resulting in an ability to achieve higher spans with smaller profile heights. Therefore, the present work will present a parametric study of the analysis of metal beams, in profile I, with commercial gauges in the Brazilian market, submitted to this effort of pretension. With this, we intend to analyze the behavior of the metal beams and the constructive methodology, observing the results according to the NBR8800. In order to do so, the study will be carried out with the help of finite element software, after which the application of prestressing efforts in the metal beams will be analyzed experimentally, making comparisons between numerical and experimental results. Finally, a constructive method will be proposed that uses the prestress in metal beams to reduce the displacements of beams subjected to the usual loads in pavements, analyzing the state limit of service (SLS), where this method will be directed to multi-storey buildings, seen that this is still the great market dominated by reinforced concrete structures.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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