Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32105

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira-
dc.contributor.authorCHAGAS, Hudson Ramos Santos das-
dc.date.accessioned2019-09-02T18:01:03Z-
dc.date.available2019-09-02T18:01:03Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32105-
dc.descriptionCHAGAS, Hudson Ramos Santos das, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: RAMOS, H.S.C.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa parte da análise das interações entre os fiéis-fãs e a celebridade religiosa padre Reginaldo Manzotti, na sua página na rede social digital Facebook. A abordagem proposta objetiva evidenciar elementos essenciais para a caracterização da experiência religiosa de comunidade no ciberespaço. O corpus analisado foi agrupado em publicações de seis tipos: 1. Celebrações religiosas; 2. Ícones religiosos; 3. Publicidade; 4. Pregação/Shows/Músicas; 5. Pessoal; e 6. Notícias. A metodologia empregada nesta dissertação, de caráter híbrido, foi ancorada na Netnografia (KOZINETS, 2014), para o estudo etnográfico da referida comunidade online, em diálogo com os postulados da Análise do Discurso de Linha Francesa – AD, com destaque para a noção de ethos, e com as proposições das Redes Sociais na Internet (RECUERO, 2009). O corpus restrito foi delimitado através do que se convencionou chamar de “métrica visual” (FREIRE, 2017). As conclusões apontam que, a partir das categorias criadas e das interações presentes em rede, a experiência religiosa de comunidade em rede é percebida como um fenômeno detentor de três elementos-base: a Identificação; a Interação; e a Presença. A concomitância dos mesmos, em um contexto de midiatização da religiosidade e busca pela experiência com o sagrado, favorecem, no caso em estudo, a concretização do sentimento de pertencimento à comunidade religiosa na internet.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectNetnografiapt_BR
dc.subjectRedes Sociais Digitaispt_BR
dc.subjectExperiência de comunidadept_BR
dc.titleExperiências religiosas de comunidade no ciberespaço: um estudo de caso da página do padre Reginaldo Manzotti no Facebookpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBRITO, Yvana Carla Fechine de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2443589947332931pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3518204311819015pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research starts from the analysis of the interactions among the believers-fans and the religious celebrity priest Reginaldo Manzotti on his Facebook social network page. The proposed approach aims to highlight essential elements for the characterization of the community religious experience in cyberspace. The analyzed corpus was grouped into publications of six types: 1. Religious celebrations; 2. Religious icons; 3. Advertising; 4. Preaching/Shows/Songs; 5. Staff; and 6. News. The methodology used in this dissertation, of a hybrid character, was anchored in the Netnography (KOZINETS, 2014), for the ethnographic study of this online community, in dialogue with the postulates of Discourse Analysis of French Line - DA, highlighting the notion of ethos, and with the propositions of Social Networks on the Internet (RECUERO, 2009). The restricted corpus was delimited through what was conventionally called "visual metric" (FREIRE, 2017). The conclusions point out that, from the created categories and the interactions present in the network, the religious experience of community in the network is perceived as a phenomenon that has three basic elements: Identification; Interaction; and Presence. Their concomitance, in a context of mediatization of religiosity and search for experience with the sacred, favor, in this case, the concretization of the feeling of belonging to the religious community on the Internet.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9747239620879117pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Hudson Ramos Santos das Chagas.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons