Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32064

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorZACCARA, Madalena de Fátima Pequeno-
dc.contributor.authorSILVA, Guilhermina Pereira da-
dc.date.accessioned2019-08-29T21:31:30Z-
dc.date.available2019-08-29T21:31:30Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32064-
dc.description.abstractA presente pesquisa pretende contribuir com o meu processo de autoconhecimento e situar-me historicamente no contexto da arte brasileira, bem como refletir acerca de questões de subversão e representação do corpo em relação a minha experiência como transexual. Nesta pesquisa autobiográfica analiso tanto o contexto atual da pós-modernidade e da arte contemporânea, me inserindo nela, quanto a minha experiência transexual e a atividade como artista. Essa última, com um recorte preciso numa série de imagens produzidas entre 2012 e 2016 e exibida na Exposição Coletiva TRAMAÇÕES, em 2016, em forma de instalação com textos produzidos por mim e pelo público. A obra trata da artista, de questões referentes ao corpo, à narrativa pessoal, à sexualidade e à violência. O referencial teórico vai de pensadores, filósofos, historiadores até artistas visuais e poetas. A jornada de autoconhecimento de um artista necessita dessa reflexão, tornando-se importante no processo de evolução/continuidade da poética da artista.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectArtes-visuaispt_BR
dc.subjectTeoria Queerpt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectCorpo Presentept_BR
dc.titleCorpo presente: representações do corpo como processo de autoconhecimentopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6887153741966876pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1876676115790550pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxCe travail concerne une recherche sur mon processus d’auto-conaissance. Il me situe dans le contexte de l’art contemporaine brésilienne ainsi qu’il engendre de reflexons sur la subversion et la répresentacion du corps par rapport à son expérience autant que transexuel. Dans ce cadre, j’analise, d’une part, le contexte actuel de la post-modernité, d’autre part, celui de l’art contemporaine oú je m’insère par mon activité artistique. Par la suite une série d’images produites entre 2012 et 2016 a eté exposée dans une montre artistique coletive “Tramações” em avril/mai 2016 à la galerie “Capibaribe/UFPE” sous la forme d'une installation avec des textes produits par moi et le public. Cette disertation considère, à la fois, mon travail artistique, les questions du corps, ma narrative personelle, ainsi que les questions liées à la violence. Le cadre théorique est de penseurs, philosophes, historiens, artistes visuels et poètes. Une auto-parcours d'un artiste a besoin de cette réflexion il est donc important pour le processus de l'évolution de la poétique artistique.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Guilhermina Pereira da Silva.pdf1,76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons