Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32064
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ZACCARA, Madalena de Fátima Pequeno | - |
dc.contributor.author | SILVA, Guilhermina Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T21:31:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T21:31:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32064 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa pretende contribuir com o meu processo de autoconhecimento e situar-me historicamente no contexto da arte brasileira, bem como refletir acerca de questões de subversão e representação do corpo em relação a minha experiência como transexual. Nesta pesquisa autobiográfica analiso tanto o contexto atual da pós-modernidade e da arte contemporânea, me inserindo nela, quanto a minha experiência transexual e a atividade como artista. Essa última, com um recorte preciso numa série de imagens produzidas entre 2012 e 2016 e exibida na Exposição Coletiva TRAMAÇÕES, em 2016, em forma de instalação com textos produzidos por mim e pelo público. A obra trata da artista, de questões referentes ao corpo, à narrativa pessoal, à sexualidade e à violência. O referencial teórico vai de pensadores, filósofos, historiadores até artistas visuais e poetas. A jornada de autoconhecimento de um artista necessita dessa reflexão, tornando-se importante no processo de evolução/continuidade da poética da artista. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.subject | Artes-visuais | pt_BR |
dc.subject | Teoria Queer | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Corpo Presente | pt_BR |
dc.title | Corpo presente: representações do corpo como processo de autoconhecimento | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6887153741966876 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1876676115790550 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | Ce travail concerne une recherche sur mon processus d’auto-conaissance. Il me situe dans le contexte de l’art contemporaine brésilienne ainsi qu’il engendre de reflexons sur la subversion et la répresentacion du corps par rapport à son expérience autant que transexuel. Dans ce cadre, j’analise, d’une part, le contexte actuel de la post-modernité, d’autre part, celui de l’art contemporaine oú je m’insère par mon activité artistique. Par la suite une série d’images produites entre 2012 et 2016 a eté exposée dans une montre artistique coletive “Tramações” em avril/mai 2016 à la galerie “Capibaribe/UFPE” sous la forme d'une installation avec des textes produits par moi et le public. Cette disertation considère, à la fois, mon travail artistique, les questions du corps, ma narrative personelle, ainsi que les questions liées à la violence. Le cadre théorique est de penseurs, philosophes, historiens, artistes visuels et poètes. Une auto-parcours d'un artiste a besoin de cette réflexion il est donc important pour le processus de l'évolution de la poétique artistique. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Guilhermina Pereira da Silva.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons