Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32059

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorSANTOS, Karlene Felix dos-
dc.date.accessioned2019-08-29T20:52:16Z-
dc.date.available2019-08-29T20:52:16Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.date.submitted2019-08-29-
dc.identifier.citationSANTOS, K. F.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32059-
dc.description.abstractA presente pesquisa se trata de uma análise qualitativa das concepções e execução de atividades práticas desenvolvidas por professores de Biologia em escolas de Ensino Médio do município de Gravatá-PE. A partir da revisão bibliográfica e baseando-se no contexto e na interpretação das informações com rigidez por parte do pesquisador, partiu-se para estabelecer uma relação com as competências gerais que orientam a Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Para tal, as inferências foram possibilitadas a partir da aplicação de questionários com professores e alunos e a partir da observação das aulas práticas realizadas. Os resultados apontam que há uma carência da realização de atividades de caráter prático. Ainda que as inferências possibilitadas neste trabalho possam não configurar a realidade de cada escola, como também, definir todo o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido em sua totalidade, é possível a compreensão de que tipo de atividades estão sendo desenvolvidas e as competências que essas poderiam possibilitar a seus alunos. Conclui-se, que as concepções dos docentes são pautadas na ideia de contato físico, sem evidencias de preocupação com o exercício cognitivo dos discentes. Dessa forma, é necessário que haja uma reflexão constante por parte dos professores, repensando os objetivos e métodos educacionais de forma que não seja negado a seus alunos o desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo, além da capacidade de comunicação e argumentação e o despertar de um espírito investigativo.pt_BR
dc.format.extent52 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia- Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectAtividades de Ensino- Aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise das concepções e execução de atividades práticas em Biologia desenvolvidas em escolas de Ensino Médio de município de Gravatá – PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767266T5pt_BR
dc.description.abstractxThe present research is about a qualitative analysis of the conceptions and execution of practical activities developed by Biology teachers in secondary schools of the municipality of Gravatá-PE. Based on the bibliographic review and based on the context and the interpretation of the information with rigidity on the part of the researcher, we set out to establish a relation with the general competences that guide the National Curricular-BNCC Common Base. For this, the inferences were made possible through the application of questionnaires with teachers and students and from the observation of practical classes. The results indicate that there is a lack of practical activities. Although the inferences made possible in this work may not configure the reality of each school, but also define the entire teaching-learning process developed in its entirety, it is possible to understand what kind of activities are being developed and what skills they could students. It is concluded that the teachers 'conceptions are based on the idea of physical contact, without evidences of concern with the students' cognitive exercise. Thus, it is necessary that there be constant reflection on the part of the teachers, rethinking the objectives and educational methods in a way that is not denied to their students the development of scientific, critical and creative thinking, besides the capacity of communication and argumentation and the awakening of an investigative spirit.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, KARLENE FELIX DOS.pdf750,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons