Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32029

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Diego Gouveia-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Mizac Campos de-
dc.date.accessioned2019-08-28T15:29:57Z-
dc.date.available2019-08-28T15:29:57Z-
dc.date.issued2016-11-29-
dc.date.submitted2019-08-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mizac Campos de. Experimentação e tradição em narrativas de animação: uma análise das produções brasileiras vencedoras do Anima Mundi (2004-2014). Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32029-
dc.description.abstractO cinema nasceu a partir de experimentações das tecnologias que surgiam na revolução industrial no fim do século XIX. Com o passar do tempo, a sétima arte incorporou elementos, como roteiro, tipos de plano, movimentos de câmera, montagem, figurino, cenografia, decupagem, som e gênero do filme. Cada vez mais, o cinema de animação tem ganhado espaço. No Brasil, o Anima Mundi aparece como um dos principais festivais da área. Este trabalho problematiza quais animações brasileiras vencedoras do Anima Mundi, de 2004 a 2014, exploram experimentações em suas narrativas e como conseguem se afastar da narrativa mais tradicional. O objetivo é identificar as animações brasileiras vencedoras do Anima Mundi que apresentam rupturas na narrativa tradicional e mostrar como essas experimentações acontecem. Para isso, esta monografia realiza, inicialmente, uma ampla discussão sobre a narrativa cinematográfica e o cinema de animação. Na sequência, apresenta os vídeos vencedores do festival e analisa o projeto ético-estético de cada um com a intenção de identificar os que promovem experimentação na linguagem das animações e os que apresentam uma narrativa mais tradicional. Por fim, a pesquisa revela a importância das experimentações no cinema de animação para aprimorar e estimular novas potencialidades dentro desse tipo de filme.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnimação (Cinematografia) - Brasilpt_BR
dc.subjectTradição (Filosofia)pt_BR
dc.subjectProjeto experimentalpt_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subjectFestivais de cinema - Brasilpt_BR
dc.subjectCinema - Brasilpt_BR
dc.titleExperimentação e tradição em narrativas de animação: uma análise das produções brasileiras vencedoras do Anima Mundi (2004-2014).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8212260H5&tokenCaptchar=03AOLTBLQdnRHtRLtf4luCNJqZzjh97dNndxvGLizOvcC_N79-7ENPq_dIJLvqRxPWChk1jdmB4dLe1RPuYv6g-5QafmoQkRW98sgoQSuERqD-xBFniDvQZ7rgsFGXqaKUhh8Fbt1lbDvZMUFB11OYeFc-0b_FCmdFUZDZwXDBD3pF_gERexYzOJnXv_SwR_ptXyFVUuqstarHU5drMrFYMDqGKPRqXXURjaDrLPPF0Oz6SeZkP5NqXK9t1HTyl3nHyxUx7Vv-Oa4bGeAiLV8FwlKlUZ-qulQVIYVsYJaf11L0IC1CtDIJRs1CNgbrYs4Gsmik9evdh_FMbN7Qkhkf2C6HH_nV3d1j5Qpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4425715Z0&tokenCaptchar=03AOLTBLQsxPjPShB0grc_UZLDDYSZpuN1seQvZKf2lIq7mIH6HLKLbH3gXEDtp_UI-9NJm_c78PI6srwdNPwBCmin5mvXiRKvZg_stTX0dqsesVAntYtLVGLCZw_DeuePKFY1TEH0YY7Z1fKDAvM9zyUZhs2wnrAxl-dkFJktfvgb4JVPxLx_79t-kcHM8HmQ3gPSHs08sjDty89Q20VXZeUGfciLAxm36NsEgYQ-seCOUhaz2IgMhgTFDFj_ASxAx_XGfk5C8KFWbMKe5dwQbTVL7UQuejVLCSrKCGKzqe4w8-wymoLAwdTGBh1nAhtCA88qycECil6eRgbHyVDo4EvF6PcHeQzDAgpt_BR
dc.description.abstractxThe film was born from experiments of the technologies that arose in the industrial revolution in the late nineteenth century. Over time, the seventh art has incorporated elements such as script, types of plan, camera movements, montage, costumes, set design, decupage, sound and genre of the film. Increasingly, animation cinema has gained space. In Brazil, Anima Mundi appears as one of the main festivals in the area. This work problematizes which Anima Mundi winning Brazilian animations, from 2004 to 2014, explore experiments in their narratives and how they manage to move away from the more traditional narrative. The objective is to identify Anima Mundi winning Brazilian animations that show ruptures in the traditional narrative and show how these experiments happen. For this, this monograph initially performs a wide discussion about the cinematographic narrative and the animation cinema. In the sequence, it presents the winning videos of the festival and analyzes the ethical-aesthetic project of each one with the intention to identify those that promote experimentation in the language of the animations and those that present a more traditional narrative. Finally, the research reveals the importance of experimentation in animation cinema to enhance and stimulate new potentialities within this type of film.pt_BR
dc.subject.cnpq::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, Mizac Campos de.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons