Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32016

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDAMIANOVIC, Maria Cristina Caldas de Camargo Lima-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Tânia Maria Diôgo do-
dc.date.accessioned2019-08-27T22:05:04Z-
dc.date.available2019-08-27T22:05:04Z-
dc.date.issued2018-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32016-
dc.descriptionNASCIMENTO, Tânia Maria Diôgo do, também é conhecida em citações bibliográficas por: DIÔGO, Tânia Mariapt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa visa à formação crítico-colaborativa (MAGALHÃES; OLIVEIRA, 2016) discente de Língua Espanhola, na disciplina Estágio Supervisionado Colaborativo na Licenciatura Letras/Espanhol, em uma faculdade privada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, na cidade de Carpina, com vistas à mobilidade discente. A concepção desta pesquisa é de caráter intervencionista (LIBERALI, F.; LIBERALI, A., 2005) reflexivocrítico-colaborativo e a visão de linguagem que aqui adotamos é a que a postula a necessidade de se levar em conta, no caso, no Estágio Supervisionado Colaborativo, o conjunto dos aspectos sociais, históricos e culturais. Para a presente pesquisa, tem-se como uma das grandes metas elaborar aulas de espanhol de forma crítico-colaborativa (LIBERALI, 2009, 2010, 2013; LIBERALI et al., 2016; MAGALHÃES; OLIVEIRA, 2016, MAGALHÃES, 2012), na etapa da regência da disciplina Estágio Supervisionado Colaborativo, envolvendo os alunos estagiários, a professora-pesquisadora e a professora colaboradora da escola campo de Estágio. A linguagem da argumentação colaborativa (LIBERALI et al., 2016) também está na base dos nossos estudos. A Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), nos pressupostos de Vygotsky, Leontiev e Bakhtin (LIBERALI, 2009), ajuda-nos nas nossas reflexões teórico-metodológicas. Imaginar possibilidades futuras e trabalhar para favorecer a agência e a mobilidade discentes são ações que retroalimentam as nossas questões de pesquisa, a saber: i) O Estágio Supervisionado Colaborativo possibilita a mobilidade do aluno estagiário? e ii) Se sim, como? Se não, por que? Os dados para análise dos nossos estudos são constituídos por duas unidades didáticas elaboradas pela professora pesquisadora (DIÔGO, 2016), pelo questionário disponibilizado em uma plataforma on-line, pelos planos de aula em primeira e segunda versões dos dois alunos estagiários focais, por excertos das aulas/orientação entre esses alunos e a professora pesquisadora e, ainda, pelo excerto da apresentação dos alunos focais, elemento que vislumbra-se como fulcral à mobilidade discente no cenário das nossas discussões. Os resultados apontam para a mobilidade da ação discente por meio da linguagem argumentativa nos seus aspectos enunciativos, linguísticos e discursivos na interface com o reposicionamento discente transformado, com vistas a promover a mobilidade discente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMobilidade discentept_BR
dc.subjectReflexão crítico-colaborativapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado colaborativo Letras/Espanholpt_BR
dc.subjectPlanos de aulapt_BR
dc.titleMobilidade discente na elaboração de planos de aula em espanhol no estágio supervisionado colaborativopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8286988010114792pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3959317424653926pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxEsta investigación está pensada a la formación crítico-colaborativa (MAGALHÃES; OLIVEIRA, 2016) discente de Lengua Española, en la Asignatura Estagio Supervisionado Colaborativo en la Licenciatura Letras/Español, en una facultad privada en la Zona de la Mata Norte de Pernambuco, en la ciudad de Carpina, con vistas a la mobilidad discente. La concepción de esta investigación es de carácter intervencionista (LIBERALI, F.; LIBERALI, A., 2005) reflexivo-crítico-colaborativo y la visión de lenguaje adoptada es la que postula la necesidad de tener en cuenta, en el caso, el Estagio Supervisionado Colaborativo, el conjunto de los aspectos sociales, históricos y culturales. Para ello, tenemos como una de las grandes metas, elaborar la planificación de las clases de español de forma crítico-colaborativa (LIBERALI, 2009, 2010, 2013; LIBERALI et al., 2016; MAGALHÃES; OLIVEIRA, 2016; MAGALHÃES, 2012), en la etapa de la regencia de la asignatura Estagio Supervisionado Colaborativo, involucrando a los alumnos pasantes, a la profesora-investigadora y a la profesora colaboradora de la escuela campo de Estagio. El lenguaje de la Argumentación Colaborativa (LIBERALI et al., 2016) también está en la base de nuestros estudios. La Teoría de la Actividad Socio-Histórico-Cultural – TASHC, en los presupostos de Vygotsky, Leontiev y Bakhtin (LIBERALI, 2009), nos ayuda respecto a las reflexiones teóricometodológicas. Imaginar posibilidades futuras y trabajar para favorecer la agencia y la mobilidad discentes son acciones que sostienen nuestras cuestiones de investigación, a saber: i) ¿El Estagio Supervisionado Colaborativo posibilita la mobilidad del alumno pasante? y ii) Si sí, ¿cómo? Si no, por qué? Los datos para el análisis de los estudios en la presente investigación son constituídos por dos unidades didácticas elaboradas por la profesorainvestigadora (DIÔGO, 2016), por el cuestionario disponibilizado en una plataforma online, por los planes de clase en primera y en segunda versiones de dos alumnos pasantes focales y por excertos de las clases de orientación entre esos alumnos y la profesora investigadora, también por el excerto de la presentación de los alumnos focales en esta investigación, elemento que vislumbramos como fulcral a la mobilidad discente en el escenario de las discusiones. Los resultados señalan hacia la mobilidad de la acción discente por medio del lenguaje argumentativo en sus aspectos enunciativos, lingüísticos y discursivos en la interfaz con el reposicionamiento discente transformado con vistas a promover la Mobilidad discente.pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims at the mobility of students to be teachers in a critical-collaborative teacher to be education (MAGALHÃES; OLIVEIRA, 2016). This study was carried out in the Spanish Language Teaching Course, in the subject Supervised Collaborative Internship (DIÔGO, 2015, 2016, 2017) in a private college in Zona da Mata Norte, in the city of Carpina. This thesis has an interventionist characteristic (LIBERALI, F.; LIBERALI, A., 2005). It is based on the reflective-critical-collaborative (MAGALHÃES; OLIVEIRA, 2016) view of education. Language is here understood is that which requires the need to take into account the social-historical-cultural view, in our case, in the Supervised Collaborative Internship. As a major objective, we intend to elaborate critical-collaborative (LIBERALI, 2009, 2010, 2013; LIBERALI et al., 2016; MAGALHÃES; OLIVEIRA, 2016, MAGALHÃES, 2012) lesson plans, to teach Spanish in public high-school. This experience was developed in the college subject Collaborative Supervised Internship. It has involved the internship students teachers to be, when in need to teach as part of the activities in the Collaborative Supervised Internship. The professor of this subject – the professor-researcher - as well as the teacher who has collaborated in the intern school chosen to be where the students teachers to be would teach. The language of collaborative argumentation (LIBERALI et al., 2016) is also a landmark in this thesis. The Social-Historical-Cultural Activity Theory in the perspective of Vygotsky, Leontiev and Bakhtin (LIBERALI, 2009) has enlightened us in the theoretical- methodological reflections. Imagine future possibilities and work to foster student teachers to be mobility are actions which retro-feed the questions of this research: i) The Collaborative Supervised Internship can create mobility in the student teacher to be?; ii) If yes, how? If no, why not? The data chosen to be analyzed and discussed are two didactic units (DIÔGO, 2016), an online questionnaire; iii) lesson plans in the first and second versions of two students teachers to be; iv) excerpts of classes and supervisor-supervisees meetings in which the professor-researcher and the two students took part and v) an excerpt of one presentation of the two students teachers to be. All this data allow allows us to foresee the students teacher to be mobility in the scenarios o four discussions. Results highlight the mobility of the action of the students teachers to be by means of the argumentative language in the enunciative, linguistic and discursive aspects in the repositioning of the students teachers to be aiming at the students teachers to be mobility.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Tânia Maria Diôgo do Nascimento.pdf3,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons