Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31993
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREIRE, Verônica Emília Campos | - |
dc.contributor.author | MOTA, Carlos Eduardo Lossio | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T17:25:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T17:25:13Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-11 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-26 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Carlos Eduardo Lossio. O design gráfico e o nazismo: os cartazes do partido e o valor de cada um para a sua ideologia. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31993 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão do curso desenvolve-se no campo do Design Gráfico em encontro com o contexto histórico e da propaganda política nazista. Concretamente, trata-se de uma análise de três cartazes do partido, com os quais foi realizado um estudo através da semiótica. Com base nas teorias de Santaella (2002), Peirce (2000) e Barthes (1971), de forma a possibilitar uma interpretação semiológica consistente, foram expostos os dados recolhidos de forma direta, relacionando com a proposta do trabalho, de verificar a relação do design dos cartazes com a disseminação da ideologia nazista. O referencial teórico e o estudo analítico apoiaram-se no contexto histórico, em teorias relacionadas ao design gráfico e em metodologias distintas, mas capazes de formar uma compreensão dos cartazes, dos acontecimentos políticos e sociais envolvidos no objeto de estudo. Desta investigação resulta uma maior compreensão acerca do arquivo visual, ao qual prima por perceber o contexto, processo, operadores, causas, motivações e objetivos, bem como o valor de cada cartaz dentro do programa de propaganda política nazista. | pt_BR |
dc.format.extent | 102p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cartazes - Alemanha | pt_BR |
dc.subject | Desenho alemão | pt_BR |
dc.subject | Artes gráficas - Alemanha | pt_BR |
dc.subject | Nazismo na comunicação de massa | pt_BR |
dc.subject | Semiótica - Alemanha | pt_BR |
dc.subject | Propaganda política - Alemanha | pt_BR |
dc.title | O design gráfico e o nazismo: os cartazes do partido e o valor de cada um para a sua ideologia. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4675367U9&tokenCaptchar=03AOLTBLRPXo8nSdaQoFCAJOr1nPluIznDdo-Tqc72Mi_GWn1_fiPQga7lhKxQ9U2xe-H8dROQVrUBzT9_omgrZjUDJUTh9ZtiKvqc91XDIVH6yxiFtUspveX0QJYrZM6bJdosoWibGlDnfG_TpjuXBpjLxqDgI3unglySJofNKLGH5bL_fEZREPvhSZ8zUeY72KtzxPoSJCfsiyxgcKSK3QtJ0ie8prshwy_qNV77F7Tu-yQwyiQwgfMlFwVUT3ObEuA4S5CmgxKrIHSgGBTUNYiboVHQugqHWpz-b7H2mmCUfFnpaMKDpMM1DY77Qi5fufhJQtEb3sdBtK1IAe_qAR_daTfdxiMcEA | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750598Y4&tokenCaptchar=03AOLTBLQLsAdv3YP8Mt7yXlqIrIt6yCCoqc5NJT2TeDHeqYVnppdCV8xljzh896Mf-thb3Xc-lV_uAlf2CHWsA7XQfUnHk-g7ZLCzcUhln10naq4PVr0joDzEjRwX45oP2VJYs0i3c0fBQu6_xwjwhR9gpA6SO851RnBGtS_WfcpZJUCIgKnSfxPOYcMtS62DFgXcLMiIbudQpRNSwfpPgRqZMIxEu-38FKckqxqLZzQ_vJ4jfMrDVbnOrOD1PCUVWWONYmAtDLNp7sRTTRN8nD1aBrGZ_PPBUNYJiWOmrqfb9jVKMe4ji6UWWkmqDoK6QrZEpnKSCo6S2QiCehBd41kwbaiFpj7hjA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work completion of the course develops on the Graphic Design field in meeting with the historical context and Nazi propaganda. Specifically, it is an analysis of three posters of the party with which a study was conducted by semiotics. Based on the theories of Santaella (2002), Peirce (2000) and Barthes (1971), in order to enable a consistent semiotic interpretation, data collected directly were exposed, relating to the proposed work, to check the relationship of design of posters with the spread of Nazi ideology. The theoretical and analytical study supported in the historical context in theories related to graphic design and different methodologies, but able to form an understanding of the posters, political and social events in the study object. This research results in a greater understanding of the visual archive, which strives to understand the context, process operators, causes, motivations and goals, as well as the value of each poster inside the Nazi Politic-tica advertising program. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAA-ND): TCC - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOTA, Carlos Eduardo Lossio.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons