Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31993

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Verônica Emília Campos-
dc.contributor.authorMOTA, Carlos Eduardo Lossio-
dc.date.accessioned2019-08-26T17:25:13Z-
dc.date.available2019-08-26T17:25:13Z-
dc.date.issued2016-07-11-
dc.date.submitted2019-08-26-
dc.identifier.citationMOTA, Carlos Eduardo Lossio. O design gráfico e o nazismo: os cartazes do partido e o valor de cada um para a sua ideologia. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31993-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão do curso desenvolve-se no campo do Design Gráfico em encontro com o contexto histórico e da propaganda política nazista. Concretamente, trata-se de uma análise de três cartazes do partido, com os quais foi realizado um estudo através da semiótica. Com base nas teorias de Santaella (2002), Peirce (2000) e Barthes (1971), de forma a possibilitar uma interpretação semiológica consistente, foram expostos os dados recolhidos de forma direta, relacionando com a proposta do trabalho, de verificar a relação do design dos cartazes com a disseminação da ideologia nazista. O referencial teórico e o estudo analítico apoiaram-se no contexto histórico, em teorias relacionadas ao design gráfico e em metodologias distintas, mas capazes de formar uma compreensão dos cartazes, dos acontecimentos políticos e sociais envolvidos no objeto de estudo. Desta investigação resulta uma maior compreensão acerca do arquivo visual, ao qual prima por perceber o contexto, processo, operadores, causas, motivações e objetivos, bem como o valor de cada cartaz dentro do programa de propaganda política nazista.pt_BR
dc.format.extent102p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCartazes - Alemanhapt_BR
dc.subjectDesenho alemãopt_BR
dc.subjectArtes gráficas - Alemanhapt_BR
dc.subjectNazismo na comunicação de massapt_BR
dc.subjectSemiótica - Alemanhapt_BR
dc.subjectPropaganda política - Alemanhapt_BR
dc.titleO design gráfico e o nazismo: os cartazes do partido e o valor de cada um para a sua ideologia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4675367U9&tokenCaptchar=03AOLTBLRPXo8nSdaQoFCAJOr1nPluIznDdo-Tqc72Mi_GWn1_fiPQga7lhKxQ9U2xe-H8dROQVrUBzT9_omgrZjUDJUTh9ZtiKvqc91XDIVH6yxiFtUspveX0QJYrZM6bJdosoWibGlDnfG_TpjuXBpjLxqDgI3unglySJofNKLGH5bL_fEZREPvhSZ8zUeY72KtzxPoSJCfsiyxgcKSK3QtJ0ie8prshwy_qNV77F7Tu-yQwyiQwgfMlFwVUT3ObEuA4S5CmgxKrIHSgGBTUNYiboVHQugqHWpz-b7H2mmCUfFnpaMKDpMM1DY77Qi5fufhJQtEb3sdBtK1IAe_qAR_daTfdxiMcEApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750598Y4&tokenCaptchar=03AOLTBLQLsAdv3YP8Mt7yXlqIrIt6yCCoqc5NJT2TeDHeqYVnppdCV8xljzh896Mf-thb3Xc-lV_uAlf2CHWsA7XQfUnHk-g7ZLCzcUhln10naq4PVr0joDzEjRwX45oP2VJYs0i3c0fBQu6_xwjwhR9gpA6SO851RnBGtS_WfcpZJUCIgKnSfxPOYcMtS62DFgXcLMiIbudQpRNSwfpPgRqZMIxEu-38FKckqxqLZzQ_vJ4jfMrDVbnOrOD1PCUVWWONYmAtDLNp7sRTTRN8nD1aBrGZ_PPBUNYJiWOmrqfb9jVKMe4ji6UWWkmqDoK6QrZEpnKSCo6S2QiCehBd41kwbaiFpj7hjApt_BR
dc.description.abstractxThis work completion of the course develops on the Graphic Design field in meeting with the historical context and Nazi propaganda. Specifically, it is an analysis of three posters of the party with which a study was conducted by semiotics. Based on the theories of Santaella (2002), Peirce (2000) and Barthes (1971), in order to enable a consistent semiotic interpretation, data collected directly were exposed, relating to the proposed work, to check the relationship of design of posters with the spread of Nazi ideology. The theoretical and analytical study supported in the historical context in theories related to graphic design and different methodologies, but able to form an understanding of the posters, political and social events in the study object. This research results in a greater understanding of the visual archive, which strives to understand the context, process operators, causes, motivations and goals, as well as the value of each poster inside the Nazi Politic-tica advertising program.pt_BR
dc.subject.cnpq::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MOTA, Carlos Eduardo Lossio.pdf3,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons