Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31900
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Sandra Lopes de | - |
dc.contributor.author | NIGRO FILHO, Antonio Carlos Rabêlo | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-16T22:03:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-16T22:03:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31900 | - |
dc.description.abstract | As estruturas do sistema nervoso relacionadas à cognição podem ser estimuladas pela música, especificamente pelo treino musical, auxiliando as funções de memória e aspectos emocionais de adolescentes desfavorecidos economicamente. Assim, investigou-se o efeito do contexto do treinamento musical sobre os raciocínios: verbal, abstrato, mecânico, espacial e numérico; a memória visual e a competência emocional em adolescentes de baixa renda familiar. Foram avaliados 48 adolescentes, entre 11 e 18 anos, que foram alocados em grupos de acordo com o treinamento musical do projeto social de música Orquestra Criança Cidadã-Recife (grupos: calouro e veterano) ou sem o treino (controle calouro e controle veterano), agrupados por escolaridade. Para avaliar esses parâmetros utilizamos os seguintes instrumentos: Bateria de Provas de Raciocínio; Teste de Figuras Geométricas Complexas de Rey; Questionário de Competência Emocional e entrevista, por meio do Questionário Sociodemográfico Semiestruturado. Os resultados mostram um ganho em todas as dimensões cognitivas estudadas no grupo veterano. Para o grupo calouro, observou-se uma maior frequência na análise qualitativa de tipo de cópia e memória. Na competência emocional não houve diferenças significantes entre os grupos. Portanto, esses dados sugerem que o contexto do treino musical tem um efeito dependente do tempo sobre o raciocínio, percepção e memória visual dos adolescentes com vulnerabilidade social. Contudo, observou-se que a sensibilização ainda acontece no período de três anos e o fenômeno da habituação apresentou-se no grupo veterano. Entretanto, não há influência sobre os aspectos avaliados na competência emocional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.title | Habilidades cognitivas de adolescentes em projeto social de música em Recife | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1835578071240052 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0534971650552749 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do Comportamento | pt_BR |
dc.description.abstractx | Nervous system structures related to cognition can be stimulated by music, specifically by musical training, aiding the memory functions and emotional aspects of economically disadvantaged adolescents. Thus, the context of musical training on verbal, abstract, mechanical, spatial and numerical reasoning was investigated; visual memory and emotional competence in low-income family adolescents. We evaluated 48 adolescents between 11 and 18 years old, who were allocated in groups according to the musical training of the social project of the Orquestra Criança Cidadã-Recife (groups: freshman and veteran) or without the training (freshman control and veteran control), grouped by schooling. To evaluate these parameters, we use the following instruments: Reasoning Test Battery; Test of Complex Geometric Figures of Rey; Emotional Competency Questionnaire and interview, through the Semistructured Sociodemographic Questionnaire. The results show a gain in all the cognitive dimensions studied in the veteran group. For the freshman group, a higher frequency was observed in the qualitative analysis of copy and memory type. In emotional competence there were no significant differences between the groups. Therefore, these data suggest that the context of musical training has a time-dependent effect on the reasoning, perception and visual memory of adolescents with social vulnerability. However, the sensitization to the stimulus was observed in the freshman group, already in the veteran, the habituation phenomenon before the musical training. However, there is no influence on the aspects assessed in emotional competence. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Antonio Carlos Rabêlo Nigro Filho.pdf | 6,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons