Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31900

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Sandra Lopes de-
dc.contributor.authorNIGRO FILHO, Antonio Carlos Rabêlo-
dc.date.accessioned2019-08-16T22:03:53Z-
dc.date.available2019-08-16T22:03:53Z-
dc.date.issued2018-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31900-
dc.description.abstractAs estruturas do sistema nervoso relacionadas à cognição podem ser estimuladas pela música, especificamente pelo treino musical, auxiliando as funções de memória e aspectos emocionais de adolescentes desfavorecidos economicamente. Assim, investigou-se o efeito do contexto do treinamento musical sobre os raciocínios: verbal, abstrato, mecânico, espacial e numérico; a memória visual e a competência emocional em adolescentes de baixa renda familiar. Foram avaliados 48 adolescentes, entre 11 e 18 anos, que foram alocados em grupos de acordo com o treinamento musical do projeto social de música Orquestra Criança Cidadã-Recife (grupos: calouro e veterano) ou sem o treino (controle calouro e controle veterano), agrupados por escolaridade. Para avaliar esses parâmetros utilizamos os seguintes instrumentos: Bateria de Provas de Raciocínio; Teste de Figuras Geométricas Complexas de Rey; Questionário de Competência Emocional e entrevista, por meio do Questionário Sociodemográfico Semiestruturado. Os resultados mostram um ganho em todas as dimensões cognitivas estudadas no grupo veterano. Para o grupo calouro, observou-se uma maior frequência na análise qualitativa de tipo de cópia e memória. Na competência emocional não houve diferenças significantes entre os grupos. Portanto, esses dados sugerem que o contexto do treino musical tem um efeito dependente do tempo sobre o raciocínio, percepção e memória visual dos adolescentes com vulnerabilidade social. Contudo, observou-se que a sensibilização ainda acontece no período de três anos e o fenômeno da habituação apresentou-se no grupo veterano. Entretanto, não há influência sobre os aspectos avaliados na competência emocional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.titleHabilidades cognitivas de adolescentes em projeto social de música em Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1835578071240052pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0534971650552749pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do Comportamentopt_BR
dc.description.abstractxNervous system structures related to cognition can be stimulated by music, specifically by musical training, aiding the memory functions and emotional aspects of economically disadvantaged adolescents. Thus, the context of musical training on verbal, abstract, mechanical, spatial and numerical reasoning was investigated; visual memory and emotional competence in low-income family adolescents. We evaluated 48 adolescents between 11 and 18 years old, who were allocated in groups according to the musical training of the social project of the Orquestra Criança Cidadã-Recife (groups: freshman and veteran) or without the training (freshman control and veteran control), grouped by schooling. To evaluate these parameters, we use the following instruments: Reasoning Test Battery; Test of Complex Geometric Figures of Rey; Emotional Competency Questionnaire and interview, through the Semistructured Sociodemographic Questionnaire. The results show a gain in all the cognitive dimensions studied in the veteran group. For the freshman group, a higher frequency was observed in the qualitative analysis of copy and memory type. In emotional competence there were no significant differences between the groups. Therefore, these data suggest that the context of musical training has a time-dependent effect on the reasoning, perception and visual memory of adolescents with social vulnerability. However, the sensitization to the stimulus was observed in the freshman group, already in the veteran, the habituation phenomenon before the musical training. However, there is no influence on the aspects assessed in emotional competence.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Antonio Carlos Rabêlo Nigro Filho.pdf6,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons