Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31854
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES, Thiago | - |
dc.contributor.author | ROLIM, Mário Augusto Oliveira Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-16T12:20:50Z | - |
dc.date.available | 2019-08-16T12:20:50Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31854 | - |
dc.description.abstract | Desde que alcançou enorme sucesso comercial em 2014, a rapper australiana Iggy Azalea tem sido tema de várias controvérsias envolvendo questionamentos de sua autenticidade, reprovações de sua mistura entre pop e rap, acusações de desrespeito e apropriação da cultura negra e críticas pelo fato dela se apresentar usando um sotaque associado a rappers negros do sul dos EUA. Neste trabalho, parto de uma discussão sobre as noções de autenticidade do pop e do rap, o lugar do rap dentro do mercado de música pop americana e a popularização do rap promovida pela globalização para observar os julgamentos da autenticidade de Azalea feitos por revistas e artistas de rap dos EUA, assim como as reivindicações de autenticidade feitas pela própria australiana. Depois disso, analiso algumas performances de Azalea no intuito de perceber como ela realiza negociações entre pop e rap no que eu chamo de uma performance de uma noção de autenticidade do pop-rap, e como essas negociações ajudam a elucidar as tensões entre esses gêneros, e também questões de raça, classe e Gênero. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Iggy Azalea | pt_BR |
dc.subject | Autenticidade | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Pop | pt_BR |
dc.subject | Rap | pt_BR |
dc.title | Rosto branco, voz “negra” : Iggy Azalea e as tensões do pop-rap | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4696071792841040 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8404228786481624 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Since she achieved a huge comercial success in 2014, the australian rapper Iggy Azalea has been the subject of several controversies involving questionings of her authenticity, disapprovals of her mixture between pop and rap, accusations of disrespect and appropriation of black culture and criticisms regarding the fact that she performs using an accent associated with black rappers from the South of the United States. In this work, I start from a discussion about the notions of authenticity of pop and rap, rap’s place within the american pop music market and the popularization of rap promoted by globalization to investigate the judgements of Azalea’s authenticity made by rap magazines and artists from the US as well as the claims of authenticity made by Iggy herself. After that, I analyze some of Azalea’s performances in the intent of perceiving how she makes negotiations between pop and rap in her performance of what I call a poprap authenticity, and how these negotiations help to elucidate the tensions between these genres, as well as matters of race, class and gender. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Mário Augusto Oliveira Monteiro Rolim.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons