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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31838
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | AMARAL, Jefferson Matheus Alves do | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-15T19:21:33Z | - |
dc.date.available | 2019-08-15T19:21:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-27 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, J. M. A. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31838 | - |
dc.description.abstract | Existem diversas áreas da ciência, cujos conceitos abordados são abstratos e complexos, necessitando de significativa versatilidade cognitiva do estudante para compreendê-los, como exemplo, a Biologia Celular. Muitas pesquisas têm apontado o uso de aplicativos em Smartphones como recurso na aprendizagem escolar, mas é possível que na elaboração da proposta, as multimídias empregadas possuam elementos disformes ao conhecimento científico, havendo necessidade de parâmetros para análise, antes da sua aplicação em sala. A pesquisa teve por objetivo analisar aplicativos em tecnologia móvel que abordem o conceito de célula a partir da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). A TCAM possui princípios multimídias apontando se os elementos presentes no material possuem desvios conceituais e imagéticos, e com isso oportuniza menores riscos da inserção equívocos nos conteúdos. Abordagem qualitativa, de cunho descritivo, envolveu a análise de quatro aplicativos de dispositivos móveis, cujos resultados apontaram desvios multimídias, com maior presença na coerência, redundância e sinalização. Pela ênfase na “troca” entre célula e estrutura celular, como também uma preocupação dos idealizadores em guiar o foco do usuário a cada parte do aplicativo. A falta de narração configurou como um empecilho. Percebemos que os aplicativos elaborados ao estudo da célula necessitam de maior atenção, quanto ao emprego de imagens e textos, e quando não aplicados corretamente podem inferir obstáculos na compreensão do conteúdo. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia Celular | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Software Educativo | pt_BR |
dc.title | Análise de aplicativos que abordam o conceito de célula a partir da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | There are several areas of science, whose concepts are abstract and complex, requiring significant student's cognitive versatility to understand them, such as Cell Biology. Many researches have pointed out the use of applications in Smartphones as a resource in school learning, but it is possible that in the elaboration of the proposal, the multimedia employed have elements that are deformed to the scientific knowledge, and parameters are needed for analysis before its application in the classroom. The research aimed to analyze applications in mobile technology that approach the cell concept from the Cognitive Theory of Multimedia Learning (TCAM). The TCAM has multimedia principles pointing out that the elements present in the material have conceptual and imaginary deviations, and with this, it offers lower risks of misleading insertion in the contents. A descriptive qualitative approach involved the analysis of four applications of mobile devices, whose results pointed to multimedia deviations, with a greater presence in coherence, redundancy and signaling. By emphasizing the "exchange" between cell and cellular structure, but also a concern of the idealizers in guiding the user's focus to each part of the application. The lack of narration set it apart. We realized that the applications made to the study of the cell need more attention, in the use of images and texts, and when not applied correctly can infer obstacles in the understanding of the content. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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AMARAL, Jefferson Matheus Alves do.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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