Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31814

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOZIC, Bertrand Roger Guillaume-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Luana Isis do-
dc.date.accessioned2019-08-14T21:49:06Z-
dc.date.available2019-08-14T21:49:06Z-
dc.date.issued2017-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31814-
dc.description.abstractProporcionar ferramentas que permitam a compreensão do mundo em que se vive caracteriza-se enquanto um dos principais objetivos da disciplina escolar geográfica. Por isso, o conceitochave espaço, objeto de estudo da ciência geográfica, destaca-se enquanto um dos principais conteúdos curriculares da disciplina. Neste sentido, o estudo do meio pode ser enfatizado como uma das principais práticas pedagógicas no ensino de geografia para a construção científica do conceito espaço, por viabilizar significativamente a aproximação entre os conteúdos escolares e a vivência dos estudantes. Se tal prática for desenvolvida a partir da concepção socioconstrutivista permitirá, ainda, aos estudantes atuarem de forma ativa em seus processos de construção do conhecimento, contribuindo para confrontarem seus conceitos espontâneos com os científicos, estimulando suas formações conceituais. Desta forma, desenvolveu-se junto aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, do Instituto Educacional João de Deus, durante o ano letivo de 2015, a prática de ensino do estudo do meio, realizada a partir da concepção socioconstrutivista, no Bairro do Recife, permitindo a coleta de dados por meio da aplicação da técnica da triangulação, observação livre e análises de conteúdos realizadas nas atividades avaliativas. Tais dados proporcionaram importantes inferências no que se refere aos processos de construção do conceito espaço realizados por aqueles estudantes, dentre elas a importante contribuição da paisagem como ponto de partida para análise espacial, principalmente aqueles que estiveram presentes na aula de campo. Outra importante inferência se refere ao fato dos estudantes seguirem caminhos diferentes em suas buscas por formar o conceito espaço, por meio da utilização de estímulos disponibilizados pela prática de ensino. Logo, o processo de construção do conceito espaço ocorreu, neste estudo, de formas distintas, indicando ainda a presença de uma continuidade de acordo com o contato destes com o meio.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeografia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEspaço – Mapeamento conceitualpt_BR
dc.subjectSocioconstrutivismopt_BR
dc.subjectEstudo do meiopt_BR
dc.subjectFormação conceitualpt_BR
dc.titleO estudo do meio como metodologia para a construção do conceito do espaço geográfico no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0440023808501412pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5321058202819628pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxTo provide tools to allow the understanding of the world in that one live is characterized while one of the main objectives of the geographical school discipline. Therefore, the concept-key space, object of study of the geographical science, stands out while one of the main contents of the discipline. In this sense, the study of the can half be emphasized as one of the main pedagogic practices in the geography teaching, making possible the approach significantly between the school contents and the students' existence. If such a practice be developed starting from the conception social-constructivism will allow, still, to the students to act in an active way in their processes of construction of the knowledge, contributing for us to confront their spontaneous concepts with the scientific ones, stimulating their conceptual formations. This way, he/she grew the students of the first year of the Medium Teaching close to, of the Education Institute João De Deus, during the school year of 2015, the practice of teaching of the study of the middle, accomplished starting from the social-constructivist conception, in the Neighborhood of Recife, allowing the collection of data through the application of the technique of the triangulation, free observation and analyses of contents accomplished in the activities. Such data provided important inferences in what refers to the processes of construction of the concept space accomplished by those students, among them the important contribution of the landscape as starting point for space analysis, mainly those that they were present in the field class. Another important inference refers to the students to follow different roads in their searches for forming the concept space, through the use of incentives made available by the teaching practice. Therefore, the process of construction of the concept space happened, in this study, in different ways, still indicating the presence of a continuity in agreement with the contact of these with the middle.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luana Isis do Nascimento.pdf10,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons