Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31802

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Enivaldo Carvalho da-
dc.contributor.authorCOSTA, Fabiana Pereira-
dc.date.accessioned2019-08-14T19:50:19Z-
dc.date.available2019-08-14T19:50:19Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31802-
dc.description.abstractPara analisar os fatores que estão relacionados ao acesso e à permanência de estudantes nas universidades federais brasileiras foram desenvolvidos dois artigos. O primeiro investiga se há indícios de que a Lei nº 12.711/2012 alterou o perfil do ingressante nas universidades federais brasileiras, bem como o desempenho de alunos elegíveis às cotas no Exame Nacional do Ensino Médio. A partir dos microdados do ENEM (2010 e 2014) foi utilizada estatística descritiva para traçar o perfil do provável ingressante e um modelo de regressão linear para comparar o desempenho de alunos elegíveis e não elegíveis às cotas antes e após a implementação da lei. Os resultados apontam que não houve alteração significativa para os grupos entre os dois períodos analisados. Identificamos também que a Lei de Cotas promoveu maior inclusão social ao ampliar a participação de alunos de escola pública, negros e pardos, e de baixa renda no grupo de prováveis ingressantes em 2014. Além disso, os resultados apontam que a política baseada no critério raça é mais inclusiva do que aquelas baseadas apenas na renda. O segundo artigo analisa a evasão nas universidades federais brasileiras entre 2011 e 2016. Metodologicamente foram utilizados os microdados do Censo da Educação Superior com o emprego de técnicas de Análise de sobrevivência. Tais métodos permitiram o acompanhamento longitudinal do aluno durante o período. Inicialmente foi empregado o método de Kaplan-Meier para traçar o perfil do aluno evadido. Em seguida uma Regressão de Cox para identificar quais variáveis estão relacionadas à evasão. Os resultados apontam que 41,2% dos ingressantes de 2011 havia evadido do curso até 2016, sendo essa evasão maior entre: homens, pretos, cursos do interior, licenciatura, turno da noite, não beneficiários de apoio social e alunos que não realizam atividades de pesquisa e extensão. Esta pesquisa contribui com a literatura em políticas públicas educacionais ao traçar tanto o perfil do aluno que acessa a universidade através da Lei de cotas, quanto o perfil do aluno que evade das universidades federais brasileiras.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.titleAcesso e permanência no ensino superior: uma análise para as universidades federais brasileiraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7612120921210840pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3629594575120398pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxTwo articles were developed to analyze the factors that are related to the access and permanence of students in Brazilian federal universities. The first investigates whether there are indications that Law no. 12,711 / 2012 changed the profile of the student in the Brazilian federal universities, as well as the performance of students eligible to the quotas in the National High School Examination. From the ENEM microdata (2010 and 2014) the research uses descriptive statistics to trace the profile of the prospective newcomer and a linear regression model to compare the performance of eligible and non-eligible students before and after the implementation of the law. The results indicate that there was no significant change for the groups between the two periods analyzed. We also identified that the Quota Law promoted greater social inclusion by increasing the participation of public, black and brown, and lowincome school students in the group of likely entrants in 2014. Moreover, the results indicate that the policy based on race is more inclusive than those based solely on income. The second article analyzes the evasion in Brazilian federal universities between 2011 and 2016. Methodologically, the study uses the microdata of the Census of Higher Education with the use of Survival Analysis techniques. Such methods allow the longitudinal monitoring of the student during the period. Initially the Kaplan-Meier method is used to trace the profile of the student being evaded. Then a Cox Regression identifies which variables are related to evasion. The results indicate that 41.2% of the 2011 students had evaded the course until 2016, with the greatest drop among men, blacks, interior courses, undergraduate, night shift, non-social support recipients and students who do not perform activities research and extension. This research contributes to the literature on public educational policies by outlining both the profile of the student that accesses the university through the Quotas Law and the profile of the student who escapes from Brazilian federal universities.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fabiana Pereira Costa.pdf1,5 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons