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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31765

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, André Menezes Marques das-
dc.contributor.authorPINTO NETO, Zózimo Teixeira-
dc.date.accessioned2019-08-12T18:53:48Z-
dc.date.available2019-08-12T18:53:48Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31765-
dc.description.abstractA presente dissertação investiga a influência que indivíduos vindos de fora do contexto do projeto podem trazer durante a fase criativa a partir da inserção desses “agentes externos” no meio do processo de ideação guiado pela metodologia Design Thinking Canvas (DTC). Foi realizada uma revisão da literatura sobre metodologias de design existentes, investigando suas principais características. Após isso, foi conduzido um estudo sobre a metodologia DTC visando traçar um paralelo comparativo entre esta e as outras metodologias estudadas. Por fim, foi conduzido um experimento com alunos do curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco que buscou recriar uma situação real de projeto, baseada na observação dos cenários e personas, conforme sugere a DTC. O experimento estimulou a permuta de alunos entre os grupos durante a fase de ideação para uma posterior avaliação das ideias geradas. O estudo apontou que os agentes externos geraram ideias com um alto índice de inovação, contudo, tais ideias não foram capazes de influenciar as equipes e foram descartadas na fase de configuração da solução final.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdeaçãopt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectDesign Thinking Canvaspt_BR
dc.subjectMetologias de Designpt_BR
dc.titleAgentes externos: uma investigação sobre a influência da participação de indivíduos vindos de fora das equipes de projeto na fase da ideação utilizando a Design Thinking Canvaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5766674316441761pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5194437042919213pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe present dissertation investigates the influence that individuals coming from outside of the project’s context can bring during the creative stage by putting these “external agents” in the middle of the ideation process guided by the Design Thinking Canvas methodology (DTC). A review of the literature on existing design methodologies was driven, investigating its mains characteristics. Furthermore, the DTC methodology was deeply studied aiming to draw a comparative parallel between this and the other methodologies studied before. At last, an experiment was conducted with Design students from Federal University of Pernambuco, which sought to recreate a real project situation based on the observation of the scenarios and people, as suggested by the DTC. The experiment encouraged the students to swap groups during the ideation stage for a later evaluation of the ideas generated. The study pointed out that external agents generated ideas with a high rate of innovation, however, such ideas were not able to influence the teams and were discarded in the configuration phase of the final solution.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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