Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31761

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCASTRO, Viviane Maria Cavalcanti de-
dc.contributor.authorMACHADO, Filipe Diêgo Cintra-
dc.date.accessioned2019-08-12T17:51:40Z-
dc.date.available2019-08-12T17:51:40Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31761-
dc.description.abstractO presente trabalho se enquadra no universo das representações sobre a morte na sociedade recifense no interior do cemitério de Santo Amaro na segunda metade do Século XIX. Encontrou seu arcabouço teórico, em especial nos estudos cemiteriais, dentro da arqueologia histórica, onde os cemitérios, como sítios arqueológicos, podem ser estudados enquanto uma representação do passado. Para tanto, o questionamento formulado diz respeito a que grupos socioeconômicos estão representados nos jazigos do Cemitério de Santo Amaro na segunda metade do século XIX. E, diante desta pergunta, formulou-se a hipótese de que os jazigos representam, na sua maioria, grupos da elite recifense do século XIX. Objetivou-se compreender que grupos socioeconômicos estão representados nos jazigos do cemitério de Santo Amaro entre 1851-1900. Diante disso, buscou-se abordar os aspectos cemiteriais, rituais e mesmo estruturais – dos jazigos e dos signos, dos indivíduos sepultados. Os dados analisados demonstram haver distinção social no interior do cemitério e essas diferenças são perceptíveis através dos jazigos, dos signos utilizados para a decoração tumular e da própria localização do sepultamento. Essas distinções ressaltam que o processo de mudança dos sepultamentos das igrejas para o cemitério extramuros perpetuou e, até mesmo, ampliou as questões de caráter social, político, econômico, cultural e religioso. Conclui-se, portanto, que aspectos da vida cotidiana dos vivos podem ser observados no interior dos cemitérios extramuros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectArqueologia e históriapt_BR
dc.subjectSítios arqueológicospt_BR
dc.subjectCemitério de Santo Amaro (Recife, PE)pt_BR
dc.titleArqueologia funerária no cemitério de Santo Amaro : jazigos e signos da elite recifense na segunda metade do século XIXpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9949025973480133pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3938741532317826pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Arqueologiapt_BR
dc.description.abstractxThe present work fits the universe of representations about death in Recife society in the interior of the Santo Amaro’ cemetery in the second half of the 19th century. He found his theoretical framework, especially in cemiterial studies, within historical archeology, where cemeteries, as archaeological sites, can be studied as a representation of the past. For that, the formulated questioning refers to which socioeconomic groups are represented in the deposits of the Santo Amaro’ cemetery in the second half of the nineteenth century. And, facing this question, it was hypothesized that the deposits represent, for the most part, groups of the Recife elite of the nineteenth century. The objective was to understand that socioeconomic groups are represented in the deposits of the Santo Amaro’ cemetery between 1851-1900. In the face of this, we sought to address the cemiterial, ritual and even structural aspects – of the deposits and the signs, of the buried individuals. The analyzed data show that there is a social distinction within the cemetery and those differences are perceptible through the deposits, of the signs used for the decoration of the tomb and the location of the burial. These distinctions emphasize that the process of shifting church burials to the cemetery outside the walls has been perpetuated and even expanded social, political, economic, cultural, and religious issues. It is concluded, therefore, that aspects of the daily life of the living can be observed within the cemeteries outside the walls.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Arqueologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Filipe Diêgo Cintra Machado.pdf5,83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons