Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31732

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Alexandre Simão de-
dc.contributor.authorSILVA, Ridivaldo Procópio da-
dc.date.accessioned2019-08-09T19:24:55Z-
dc.date.available2019-08-09T19:24:55Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31732-
dc.description.abstractA experiência da pobreza na atualidade vem apontando um emergente interesse sui generis sobre o modo de vida das periferias. Se, por um lado, filósofos contemporâneos da biopolítica, enfatizam que a vida dos pobres tornou-se uma vida eliminável, por outro, os próprios sujeitos periféricos também têm produzido ou incitado formas esquivas de reconhecimento, através da valorização positivada da sua maneira de viver. Problematizar os modos de exposição dessa vida é estratégia central para a realização desta dissertação. Uma genealogia dos vagabundos foi parte desse processo. No primeiro capítulo delineamos um processo de construção social e discursiva da noção de vagabundo balizada no âmbito das genealogias desenvolvidas por Foucault. No segundo capítulo buscamos ampliar o ponto de vista oferecendo um desvio epistêmico-conceitual a fim de mostrar como o crescimento emergente de minoridades excêntricas foram figuradas por devires vagabundos. Encontramos ainda na forja foucaultiana um caminho de pensamento que nos permitiu repensar teórica e metodologicamente os processos de formação humana dos sujeitos periféricos, os quais chamamos de aleturgia dos cínicos periféricos. Por fim, constatamos a experiência de um devir-cínico-periférico como gesto imanente ao reconhecimento efetivo dos moradores das periferias como sujeitos plenos da educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleGenealogia dos vagabundos: aleturgia dos cínicos periféricospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0978861082043734pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5989326759915260pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe experience of poverty today has been pointing to an emerging sui generis interest in the way of life of the peripheries. If, on the one hand, contemporary philosophers of biopolitics emphasize that the life of the poor has become a life that can be eliminated, on the other hand the peripheral subjects themselves have also produced or incited elusive forms of recognition through the positive appreciation of their way of living. To problematize the modes of exposition of this life is central strategy for the accomplishment of this dissertation. A genealogy of the vagabonds was part of this process. In the first chapter, we outline a process of social and discursive construction of the notion of a homeless vagrant within the genealogies developed by Foucault. In the second chapter we seek to broaden the point of view by offering an epistemic-conceptual drift in order to show how the emergent growth of eccentric minorities has been depicted by vagabond devires. We also find in the Foucaultian forge a path of thought that allowed us to rethink theoretically and methodologically the processes of human formation of the peripheral subjects, which we call the enlightenment of the peripheral cynics. Finally, we see the experience of a becoming-cynical-peripheral as an immanent gesture to the effective recognition of the habitants of the peripheries as full subjects of education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ridivaldo Procópio da Silva.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons