Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31695

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPINHEIRO, Marina Assis-
dc.contributor.authorMELO, Soraya Liberalquino-
dc.date.accessioned2019-08-08T21:16:09Z-
dc.date.available2019-08-08T21:16:09Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31695-
dc.description.abstractEm resposta à crescente complexidade, instabilidade e competitividade que caracterizam a sociedade atual, o lugar da criatividade tem se mostrado cada vez mais amplo e interdisciplinar, seja para dar conta das necessidades acadêmicas, laborais, institucionais ou da coletividade. Sob a ótica da perspectiva sócio-histórica e dialógica, percorremos o caminho teórico deixado por Vygotsky e Bakhtin, que, por vias diferentes, buscaram compreender a constituição do sujeito na relação com o outro através da linguagem, desenvolvendo importantes bases conceituais do ato criativo que perspectivamos no estudo em tela. Coadunando com essas abordagens, apoiamo-nos no olhar contemporâneo do pesquisador Vlad Glăveanu que, com a Psicologia Cultural da Criatividade, busca a construção de um modelo dinâmico e sistêmico para os estudos dos fenômenos criativos. Tivemos por objetivo compreender o dinamismo do processo criativo no desenvolvimento de artefatos em uma instituição de inovação. Adotamos a abordagem idiográfica qualitativa observacional estruturada em três fases: a observação participante, o registro em vídeo de uma reunião de ideação e uma entrevista com um sujeito participante do momento coletivo, que ocorre concomitantemente à exibição de recortes da atividade coletiva. Os resultados e as discussões se basearam na ambiência da instituição, nas perspectivações dos atores durante as negociações de significados no momento coletivo, e na expansão do processo criativo explorando a dimensão agentiva de um participante. Obtivemos um processo no qual uma demanda difusa, de semblante caótico, é transformada em um problema, que por sua vez passa a ser resultado de um processo dinâmico e construído coletivamente nas negociações das significações referentes às demandas, imersas em uma dimensão linguageira própria do jogo de tensões atuante nas perspectivações dos atores, em que o problema assume certa implicação temporalmente cogenética em relação à solução. Nossa principal contribuição é a proposta de um método para os estudos sobre a dimensão psicológica do processo criativo em uma abordagem sócio-histórico-cultural.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectEmergência do novopt_BR
dc.subjectPerspectivaçãopt_BR
dc.titleCognição e criatividade: um estudo sobre o processo criativo em uma instituição de inovaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6255539816283524pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7476389316309044pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxIn response to the increasing complexity, instability, and competitiveness that characterize today's society, the place of creativity has become increasingly broad and interdisciplinary, whether to meet academic, labor, institutional or community needs. From the perspective of the socio-historical and dialogical perspective, we go through the theoretical approach left by Vygotsky and Bakhtin, who through diverse ways, sought to understand the constitution of the subject concerning the other through language, developing essential conceptual bases of the creative act that perspectives in this work. In agreement with these approaches, we rely on the contemporary view of the researcher Vlad Glăveanu, who, with the Cultural Psychology of Creativity, seeks to build a dynamic and systemic model for the study of creative phenomena. We aimed to understand the dynamism of the creative process in the development of artifacts in an innovation institution. We adopted the observational qualitative idiographic approach structured in three phases: participant observation, video recording of an ideation meeting, and an interview with a participant subject of the collective moment which occurs concomitantly with the exhibition of clippings of the collective activity. The results and discussions were based on the environment of the institution, on the actors' perspectives during the negotiations of meanings in the collective moment, and on the expansion of the creative process by exploring the agentive dimension of a participant. We have obtained a process in which a diffused demand, with a chaotic semblance, is transformed into a problem, which in turn happens to be the result of a dynamic process and collectively constructed in the negotiations of the meanings referring to the demands, immersed in a linguistic dimension proper to the game of tensions acting in the perspectives of the actors, in which the problem assumes a certain temporal implication in relation to the solution. Our main contribution is the proposal of a method for studies on the psychological dimension of the creative process in a sociocultural-historical approach.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Soraya Liberalquino Melo.pdf901,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons