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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31676

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Enilson Medeiros dos-
dc.contributor.authorLUCIO, Wanderson Freitas-
dc.date.accessioned2019-08-08T17:45:25Z-
dc.date.available2019-08-08T17:45:25Z-
dc.date.issued2018-05-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31676-
dc.description.abstractParcerias Público-Privadas (PPPs) são arranjos contratuais de longo prazo entre os setores público e privado para o fornecimento e operação de bens ou serviços. Essa modalidade de contrato tem ganhado notoriedade no âmbito das aquisições públicas no Brasil. Esta dissertação levanta a hipótese que os riscos em contratos de PPPs afetam diretamente a obtenção do value for money de um projeto, e que o gerenciamento desses riscos é fundamental para o sucesso de um empreendimento. A escolha do tema é justificada pelo crescente número de contratos em PPPs assinados no Brasil, na modalidade de concessões patrocinadas e administrativas, tanto a nível estadual quanto municipal. O objetivo principal dessa dissertação é analisar quantitativamente a relação entre os riscos e o value for money de um projeto. Para isso foi utilizado como estudo de caso o contrato da PPP rodoviária do Paiva, projeto piloto de PPP do Estado de Pernambuco. O método de análise escolhido para testar a hipótese foi o da construção de um Comparador do Setor Público (PSC). Esse método é baseado nas recomendações do Governo do Estado de Victoria na Austrália, no qual um indicador quantitativo é desenvolvido levando em consideração os riscos do projeto no intuito de verificar: o mérito da contratação, a escolha da carteira de projetos e o andamento dos contratos realizados. Após a utilização do método, a hipótese levantada foi confirmada, pois foi constatado no estudo de caso que, ao longo da operação do empreendimento, os riscos calculados inicialmente sofreram uma variação de valor e acarretaram a redução da perspectiva de value for money do projeto da ordem de 40% em relação ao calculado inicialmente. Com a análise dos resultados foi possível concluir que o principal fator para essa redução foi a diminuição da projeção de demanda esperada principalmente devido às perdas no volume de tráfego gerada nos últimos anos de operação. Além disso, foi possível verificar que o gerenciamento dos riscos do projeto é fundamental desde a sua viabilidade até seu encerramento, visto que a variação do value for money do estudo de caso se deu basicamente pela modificação dos riscos durante a execução e operação do empreendimento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectParceria público-privadapt_BR
dc.subjectValue for moneypt_BR
dc.subjectComparador do setor públicopt_BR
dc.subjectGerenciamento de riscospt_BR
dc.titleAnálise ex post do value for money de um contrato de parceria público-privada com ênfase na gestão de riscospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0864575365336007pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3433847962770085pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxPublic-Private Partnerships (PPPs) are long-term contractual arrangements between public and private sectors for the supply and operation of goods or services. Lately, this contractual modality have gained notoriety in Brazilian public acquisitions. Therefore, this thesis raises the hypothesis that risks in PPPs contracts directly affect the achievement of a project's value for money and managing these risks is essential to the success of a project. The growing number of PPPs contracts signed in Brazil at state and municipal levels, both in form of sponsored and administrative concessions, justifies the theme choice. The main objective of this dissertation is to analyse quantitatively the relationship between the risks and the value for money of a project. With this purpose, the research brings a case study of the State of Pernambuco pilot project of Paiva highway PPP contract. The analysis method chosen to test the hypothesis was the construction of a Public Sector Comparator (PSC). This method is based on the Government of the State of Victoria (Australia) recommendations, in which a quantitative indicator is developed taking into account the risks of the project in order to verify the three following points: the contracting merit; the projects portfolio choice; and the progress of the made contracts. With this method application, the initial hypothesis was confirmed. In the case study was verified that during the operation of the project the initially calculated risks suffered a change in value. This led to a project’s value for money perspective reduction of 40% compared to the initial estimate. With the results analysis it was possible to conclude that the main factor for this reduction was the decrease of the expected demand projection, mainly due to the losses in traffic volume in the last years of operation. In addition, project risk management is fundamental from its feasibility to its closure, since the value for money of the case study was basically due to the risks modification during the project execution and operation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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