Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31663

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGRIGOLETTO, Evandra-
dc.contributor.authorCOSTA, Cássia Fernanda de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-08-07T22:22:37Z-
dc.date.available2019-08-07T22:22:37Z-
dc.date.issued2018-03-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31663-
dc.description.abstractA necessidade de uma abordagem da gramática a favor da reflexão e do desenvolvimento das habilidades de uso linguístico tem sido amplamente discutida entre linguistas e educadores, sobretudo a partir da década de 80. No âmbito dessa abordagem, que considera o papel dos conhecimentos linguísticos (CL) nas situações de interação, surge uma proposta teórico-metodológica que visa a vincular o tratamento dos CL ao trabalho com o texto: a Análise Linguística (AL) (GERALDI,1984). Apesar de ser defendida por estudiosos da língua e da educação – como Geraldi (1984), Possenti e Ilari (1992), Soares (2001), Mendonça (2007), Ilari e Basso (2011), Kleiman e Sepulveda (2012), Bezerra e Reinaldo (2013) e Antunes (2014), que fundamentam teoricamente este trabalho – as propostas de mudança em relação à abordagem dos CL ainda geram inquietações nos professores de português, uma vez que a gramática normativa consolidou-se por séculos como cerne do ensino de língua. Graças a essa consolidação, a normatividade gramatical passou a fazer parte da identidade profissional docente, o que torna o processo de mudança ainda mais complexo, conforme elucidam Coracini (2007; 2015), Oliveira (2006) e Possenti (2008). Faz-se necessária, dessa maneira, a continuidade dos debates sobre a abordagem dos CL no ensino de língua portuguesa. Diante disso, propomo-nos a analisar aulas e comentários publicados por professores no Portal do Professor (plataforma online do Ministério da Educação voltada para o público docente), no período de 2008 a 2016, a fim de observar em que medida a proposta de trabalho com os CL, por meio da análise linguística, têm influenciado o que os docentes projetam para suas aulas, bem como compreender o que os professores usuários do Portal entendem por “Análise Linguística”. Para atingir tais objetivos, concentramos a seleção de nosso corpus nas subseções do Portal dedicadas à AL. As análises nos conduziram à compreensão de que, mesmo categorizadas como de AL, as aulas apresentam diferentes abordagens dos CL, que vão da inclinação à normatividade gramatical ao alcance do trabalho com o texto a favor da reflexão e dos usos linguísticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimentos linguísticospt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectPortal do Professorpt_BR
dc.subjectEnsino de portuguêspt_BR
dc.titleA abordagem dos conhecimentos linguísticos no ensino de língua portuguesa: uma análise de aulas publicadas no Portal do Professorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCORTEZ, Suzana Leite-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2957923294529732pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1732335820166339pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe need for an approach to grammar in favor of reflection and the development of linguistic usage skills has been widely discussed among linguists and educators, especially since the 1980s. Within this approach, which considers the role of language knowledge (LK) in situations of interaction, a theoretical-methodological proposal that aims to link the treatment of LK to work with the text emerges: Linguistic Analysis (LA) (GERALDI,1984). Despite being defended by scholars of language and education – such as Geraldi (1984), Possenti and Ilari (1992), Soares (2001), Mendonça (2007), Ilari and Basso (2011), Kleiman and Sepulveda (2012), Bezerra and Reinaldo (2013) and Antunes (2014), which theoretically base this work – the proposals for change in relation to the LK approach still cause concern among Portuguese teachers, since normative grammar has been consolidated for centuries as the core of language teaching. Thanks to this consolidation, grammatical normativity became part of the professional identity of teachers, which makes the process of change even more complex, according to Coracini (2007; 2015), Oliveira (2006) and Possenti (2008). It is necessary, in this way, the continuity of the debates about the approach of the LK in the teaching of Portuguese language. Therefore, we propose to analyze classes and comments published by teachers in the Portal do Professor (online platform of the Ministry of Education dedicated to the teaching public), in the period from 2008 to 2016, in order to observe the extent to which the proposal of work with LK through linguistic analysis has influenced what teachers design for their classes, as well as to understand what the users of the Portal mean by "Linguistic Analysis". To achieve these objectives, we focus the selection of our corpus in the subsections of the Portal dedicated to LA. The analyzes led us to the understanding that, even if categorized as LA, the classes present different approaches to LK, ranging from inclination to grammatical normativity to the work with the text in favor of reflection and linguistic uses.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cássia Fernanda de Oliveira Costa.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons