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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31662

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorXAVIER, Antônio Carlos dos Santos-
dc.contributor.authorLIMA, Anne Caroline Araújo de-
dc.date.accessioned2019-08-07T22:17:42Z-
dc.date.available2019-08-07T22:17:42Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31662-
dc.description.abstractA internet tem viabilizado uma utilização expressiva de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (doravante, TDIC), acelerando nos sujeitos o desenvolvimento de múltiplos letramentos, incluindo o digital. Observamos muitos desses sujeitos usando TDIC para estreitar relações interpessoais e profissionais. Mas, neste contexto, pode ser atribuído a docentes de Língua Portuguesa um letramento digital escasso devido a equívocos no uso de TDIC em sala de aula, como foi possível constatarmos em investigações científicas mediante buscas realizadas no banco de teses e dissertações online da CAPES. Delineamos um estado da arte de investigações em Linguística no qual dados indicam que as TDIC, muitas vezes, não são utilizadas para, efetivamente, fomentar o ensino e a aprendizagem, muito menos para considerar docentes de língua materna como letrados(as) digitais. Apesar disso, consideramos que muitos(as) docentes de Língua Portuguesa são mais letrados(as) digitalmente do que conseguem demonstrar em sala de aula e, assim, realizamos uma pesquisa, de natureza qualitativa, com o objetivo de investigar o nível de letramento digital de docentes de Língua Portuguesa (em formação continuada) e de licenciandos(as) de Letras-Português (UFPE). Especificamente, objetivamos perceber se tais sujeitos utilizam / utilizaram o letramento digital como aparato pedagógico de aulas; avaliar se o letramento digital, em aulas de Língua Portuguesa, auxilia / auxiliou a atuação de licenciandos(as) e docentes em formação continuada, com vistas a potencializar ou não a aprendizagem de estudantes da educação básica; e, finalmente, analisar a expectativa destes estudantes quanto ao uso de TDIC nas aulas de Língua Portuguesa. A perspectiva teórica que adotamos é baseada em estudos sobre aprendizagem e sociointeracionismo, língua como forma de interação, letramento(s) e letramento(s) digital(is), multimodalidade e multiletramentos e tecnologias digitais de aprendizagem. Como critério metodológico, elaboramos questionários sócio-econômico-tecnológicos por meio da plataforma Google Docs e os aplicamos condizentemente ao perfil de atuação dos sujeitos investigados. Grosso modo, os questionários versaram sobre utilização diária de equipamentos tecnológicos; presença em redes sociais; atividades de leitura, escrita e processamento de gêneros orais com o auxílio desses equipamentos. De posse dos dados, elencamos como categoria de análise a concatenação de respostas / justificativas de docentes de Língua Portuguesa as de estudantes do ensino básico, assim como de licenciandos(as) de Letras-Português as da UFPE. Tomando como base graus / níveis de 1 a 6 (Botelho, 2013), os dados apontam para docentes e licenciandos(as) com nível 6 de letramento digital, o que compreende domínios de navegação na internet (Botelho, 2013) e perfis de conexão (Botelho, 2013; Santaella, 2013) que lhes auxiliaram na prática pedagógica com tecnologias digitais em aulas de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectDocentes de língua portuguesapt_BR
dc.subjectLicenciandos(as) de Letras-Portuguêspt_BR
dc.subjectNíveis de letramento digitalpt_BR
dc.titleMultiletramentos na formação do(a) professor(a) de língua portuguesapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3426586563507569pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7621453362859742pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe internet has facilitated a notorious use of Digital Communication and Information Technology (henceforth, DCIT), helping individuals optimize the development of multiple literacies, digital literacy included. We observed that many of these individuals use DCIT to strengthen interpersonal and professional interaction. However, in this perspective, we can consider Portuguese professors as with scarce digital literacy due to mistakes in the use of DCIT, as we were able to observe through cientific investigations on undertaken searches in the CAPES digital bank of theses summaries. We outline a state of the art of investigations in Linguistic in which data shows that the DCIT, often, hasn't been utilized for, effectively, to optimize both the teaching and learning process, much less to consider professors mother tongue as digital literate. Although, we come to the knowledge that many Portuguese professors are more digital literate than they usually show in class and, thus, we have undertaken a qualitative research to investigate the level of digital literacy of both Portuguese professors (in continued education) and undergraduates in Portuguese Linguistics - licenciate at UFPE. Specifically, we aim to perceive if such individuals utilize / utilized digital literacy as pedagogical structure for classes; evaluate if the digital literacy help / helped both the professors in the linguistics undergraduates in their acting in continued education, as well as optimize or not the learning process of primary students; and, finally, to look into the expectations of these students regarding the use of DCIT in portuguese classes. The theoretical perspective we adopted is in studies about the learning and social interaction process language as a form of social interaction, literacy(ies) and digital literacy(ies), multimodality, multiliteracies and digital technologies of learning. As methodological criterion we elaborated social economic technological surveys through the Google Docs platform and we applied them compatibly with the acting profile of those individuals observed. Roughly, the surveys were about the daily use of electronic devices, such as: action on social network, reading, writing activities and speaking gender processing with the help of such equipments. Possessing that data, we listed as analysis category the concatenation of answers / justifications from Portuguese professors and primary students, as well as undergraduates in Portuguese - linguistics from UFPE. Building upon degrees / levels 1 to 6 (Botelho, 2013), the collected data points to professors and undergraduates as with a level 6 of digital literacy, what includes surfing on internet dominions (Botelho, 2013) and connection profiles (Botelho, 2013; Santaella, 2013) that helped them in the pedagogical practice with digital technologies in portuguese classes.pt_BR
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