Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31490

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBarreto, Francisco Sá-
dc.contributor.authorAraújo, Wallison Rudá Bezerra-
dc.date.accessioned2019-07-26T03:13:20Z-
dc.date.available2019-07-26T03:13:20Z-
dc.date.issued2017-03-04-
dc.date.submitted2019-07-26-
dc.identifier.citationARAÚJO, W. R. B.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31490-
dc.description.abstractA partir da visitação a exposição “Edifício Recife” onde foram apresentadas fotografias de esculturas dos edifícios do Recife, direcionaremos o olhar para certo passado, presente e futuro da cidade e para as relações entre certos sujeitos urbanos com essas obras de arte que, por lei,os edifícios com área igual ou superior a 1000m ² são obrigados a possuírem. Alei n° 7.427 do Código de Obras e Urbanismo do Recife, instituiu essa obrigatoriedade por sugestão do artista Aberlado da Hora, tentando imprimir uma identidade estética na cidade e abrir um mercado para artistas escultores. Essa lei é diretamente influenciada pela lógica das sínteses das artes, onde a cidade é vista como um cenário capaz de integrar harmoniosamente diversas expressões artísticas. Analisando as alterações que a lei sofreu durante o tempo, veremos que elas refletiram a manutenção de uma estética modernista e revelam, ainda hoje, um crescimento imobiliário dominado pelo poder das empreiteiras. Compor o cenário da cidade com obras de arte e favorecer simultaneamente a economia e política aponta para o que George Yúdice chama conveniência da cultura. Na Referida exposição, um detalhe importante direciona a apreciação para narrativas cotidianas: as fotografias não apresentavam nenhuma informação museológica referente ao ano em que foram produzidas, ao tipo de material do qual são feitas ou ao autor que as criaram. Estavam associadas as percepções dos porteiros dos edifícios, sujeitos que mais tem contato diário com essas obras. As narrativas desses indivíduos sinalizam uma sensibilidade esquecida diante da rotina de uma agitada cidade e as diversas formas de dar sentido a essas obras, mesmo que com certo estranhamento e aversão, nos colocam diante da legitimidade que são as apreensões que cada indivíduo possui. Dar atenção a esses depoimentos significa entender que dentro da paisagem, as apreensões que os sujeitos fazem sobre os objetos, principalmente de obras de artes, também estão compondo esse cenário urbano e podem também causar instabilidades nas representações da cidade que são geralmente manipuladas pelos gestores do urbano. O futuro da cidade e o seu uso é problematizado a partir de um concurso promovido pelos artistas criadores da exposição para selecionar projetos de esculturas que contestassem um polêmico empreendimento imobiliário que afetará toda dinâmica sociogeográfica da cidade a ser construído em um grande terreno localizado próximo a um bairro histórico do Recife. As estratégias dos artistas para envolver o público e a forma como o concurso se estruturou são comparadas nesse trabalho as típicas ações conhecidas no mundo da arte como “artivistas”, onde o ativismo, a arte e a política se mesclam para, neste caso, reivindicar uma cidade onde as decisões sobre o espaço público sejam mais democráticas.pt_BR
dc.format.extent46ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectArte Urbanapt_BR
dc.subjectExposiçãopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.titleEDIFÍCIO RECIFE: PASSADO, PRESENTE E FUTURO DO RECIFE ATRAVÉS DE ESCULTURAS DOS EDIFÍCIOS DA CIDADEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3344937925575028pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9540143124044744pt_BR
dc.description.abstractxFrom the visit to an exhibition presented photographs of sculptures of buildings in Recife, touched up a past, present and future of the city through these works of art that by law the buildings with an area less than1000m² are required to possess. Influenced by the logic on which the city is seen as a scenario able to smoothly integrate various artistic expressions, the Law No. 7,427 of Works and Town Planning Code, the suggestion of the artist Aberlado da Hora, tried to print an identity in the city of Recife and open a market for sculptors. The changes that the law suffered over time, reflected the maintenance of a modernist aesthetic and show a real growth dominated by the power of contractors. The way this past took place denounce an idea of art, linked to an understanding of culture as a useful resource for the economy and politics. When there was on display photographs of the sculptures, a detail surprised the spectators: they did not have any museological information for the year in which they were produced, the type of material from which they are made and the author who created them, were associated with perceptions the gatekeepers of buildings, subjects who have more contact with these works. The narratives of these individuals recover sensitivity forgotten before the routine of a busy city and the various ways to make sense of these works, even if with a certain estrangement and aversion,provide us with the legitimacy that are apprehensions that each individual has. Paying attention to these statements means understanding that within the landscape seizures that guys do on objects, especially works of art, are also composing this urban setting and can also cause instabilities in the representations of the city that are usually handled by urban managers. Thinking about the future of the city, it was also a concern that the exposure of creative artists had. When preparing a tender to select sculptures projects to be part of the exhibition which objected to a real estate development that has not yet been built, but will affect the entire dynamic sociogeográfica the city, it was shown as a strategy to engage the public and encourage the participation of people typical actions known in the art world as "artivistas". Selected papers point to a future of a desired city where democracy and good use of public space are taken into account.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Museologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Museologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARAÚJO, Wallison Rudá Bezerra..pdf1,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons