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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorSILVA, José Jefferson da-
dc.date.accessioned2019-07-09T14:56:28Z-
dc.date.available2019-07-09T14:56:28Z-
dc.date.issued2017-05-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31392-
dc.description.abstractO trabalho objetivou compreender, a partir dos currículos de formação inicial de professores e professoras de matemática, as contribuições presentes nos componentes curriculares que possibilitem uma prática docente reflexiva, no momento em que sua atuação for desafiada a vivenciar uma relação pedagógica com alunos e alunas com deficiência, principalmente, ao elaborar processos didáticos, numa perspectiva crítica e criativa. A pesquisa teve abordagem qualitativa onde, utilizando como instrumentos o mapeamento de produções na área da Educação Matemática no contexto da Educação Inclusiva; a análise documental dos currículos de cursos de matemática, o questionário com a finalidade de selecionar os informantes da entrevista e a entrevista narrativa. Diante das narrativas, percebemos através da reflexão dos informantes, que as considerações sobre sua formação traziam elementos importantes para o trato com deficiências: a experiências vivenciadas que os possibilitaram visibilizar as pessoas com deficiências em sua formação, a concepção de inclusão que permitiu em sua formação ampliar seus conhecimentos sobre as diferenças e possibilitou a reflexão para o ensino diferente e diferenciado, respeitando as especificidades dos alunos, e as metodologias de ensino, que são uma possibilidade de colocar em práticas, os conhecimentos teóricos aprendidos, nestas, a utilização de materiais didáticos manipuláveis e de softwares educacionais, emergiram enfaticamente nas falas escutadas. E diante destas considerações, apresentaremos uma breve discussão da Educação Especial, suscitando os principais debates e embates que criam esta modalidade de ensino no Brasil, e que a alicerçam numa perspectiva inclusiva. Como proposta de melhoria do ensino e aprendizagem, em especial para o trabalho com as pessoas com deficiência em seu processo de escolarização, apresentaremos os estudos sobre professor reflexivo, elemento da formação docente que consideramos contribuir significativamente para um professor e professora que tenha habilidades em situações novas, incertas, e assim mais reais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especial - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Brasilpt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectProfessores – Formação - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino reflexivo - Brasilpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleA formação inicial de professores de matemática e os desafios dos processos didáticos para atuação com pessoas com deficiênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9935399796402915pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this study was to understand, from the initial training curricula of teachers and mathematics teachers, the contributions present in the curricular components that make possible a reflxive teaching practice, at the moment in which their performance is challenged to promote a pedagogical relationship with students with especially in the elaboration of didactic processes, in a critical and creative perspective. The research had a qualitative approach where, using as instruments the mapping of productions in the area of Mathematics Education in the context of Inclusive Education; the documentary analysis of the curricula of mathematics courses, the questionnaire for the purpose of selecting the informants of the interview and the narrative interview. In front of the narratives, we perceived through the reflection of the informants, that the considerations about their formation brought important elements for dealing with disabilities: the lived experiences that enabled them to make visible the people with disabilities in their formation, the conception of inclusion that allowed in their formation to broaden their knowledge about the differences and made possible the reflection for the different and differentiated teaching, respecting the specificities of the students, and the teaching methodologies, which are a possibility to put into practice the theoretical knowledge learned, in these, the use of didactic materials manipulable and educational software, emerged emphatically in the speeches listened to. And in the face of these considerations, we will present a brief discussion of Special Education, provoking the main debates and struggles that create this modality of education in Brazil, and that base it on an inclusive perspective. As a proposal to improve teaching and learning, especially for working with people with disabilities in their schooling process, we will present studies on reflexive teacher, an element of teacher training that we consider to contribute significantly to a teacher and teacher who has skills in situations new, uncertain, and thus more real.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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