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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Giordano Ribeiro Eulálio-
dc.contributor.authorMARTINS, Rogério Barreto-
dc.date.accessioned2019-07-08T19:19:09Z-
dc.date.available2019-07-08T19:19:09Z-
dc.date.issued2017-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31380-
dc.description.abstractO presente estudo trata-se de uma dissertação com o tema ”O uso de jogos digitais educativos no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença.” e objetiva identificar a necessidade em promover a aprendizagem, construindo o conhecimento de forma contextualizada, ou seja, estar inserido nas vivências do educando que a cada dia está intimamente entrelaçado às tecnologias, e que se agregadas às metodologias educacionais podem fomentar e despertar o interesse dos alunos, e com isso aperfeiçoar suas habilidades e saberes. Diante desse novo perfil de alunos, diversos autores (HECKLER, 2004; DURÃES, 2012) aprovam o uso de tecnologias digitais como ferramentas facilitadoras do aprendizado, despertando a vontade de aprender nesses indivíduos. E levando-se em conta que o processo de aprendizagem pode ocorrer de várias formas, e essas implicam diretamente nos diferentes processos de ensino-aprendizagem. Segundo a teoria das múltiplas inteligências de Gardner (1985), os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes que com elas se combinam e se organizam, utilizando essas capacidades intelectuais para promover o conhecimento e elaboração de soluções de problemas. Assim, numa perspectiva interdisciplinar, este estudo promove o fomento ao desenvolvimento de jogos digitais educativos para serem utilizados como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem no Institutos Federais Baiano, campus Valença, e pensando na escalabilidade para toda a Rede Federal de Ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectJogos digitais educativospt_BR
dc.titleO uso e desenvolvimento de jogos digitais educatvios no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valençapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4482602351321438pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6045470959652684pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present study is a dissertation with the theme "The use of digital educational games in the Federal Institute of Baiano: an experience in the Valença campus" and aims to identify the need to promote learning, constructing knowledge in a contextualized way, that is , be inserted in the experiences of the learner that every day is closely intertwined with the technologies, and that if added to the educational methodologies can foster and arouse the interest of the students, and with that improve their skills and knowledge. Given this new profile of students, several authors (HECKLER, 2004; DURES, 2012) approve the use of digital technologies as tools to facilitate learning, arousing the desire to learn in these individuals. And taking into account that the learning process can occur in several ways, and these directly involve the different teaching-learning processes. According to Gardner's (1985) multiple intelligences theory, humans have varying degrees of each of the different intelligences and manners that combine and organize with them, using these intellectual capacities to promote knowledge and problem-solving . Thus, in an interdisciplinary perspective, this study promotes the development of digital educational games to be used as a support tool in the teaching-learning process at the Federal Institutes Baiano, Valença campus, and considering the scalability of the entire Federal Education Network.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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