Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31380
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CABRAL, Giordano Ribeiro Eulálio | - |
dc.contributor.author | MARTINS, Rogério Barreto | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T19:19:09Z | - |
dc.date.available | 2019-07-08T19:19:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31380 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo trata-se de uma dissertação com o tema ”O uso de jogos digitais educativos no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença.” e objetiva identificar a necessidade em promover a aprendizagem, construindo o conhecimento de forma contextualizada, ou seja, estar inserido nas vivências do educando que a cada dia está intimamente entrelaçado às tecnologias, e que se agregadas às metodologias educacionais podem fomentar e despertar o interesse dos alunos, e com isso aperfeiçoar suas habilidades e saberes. Diante desse novo perfil de alunos, diversos autores (HECKLER, 2004; DURÃES, 2012) aprovam o uso de tecnologias digitais como ferramentas facilitadoras do aprendizado, despertando a vontade de aprender nesses indivíduos. E levando-se em conta que o processo de aprendizagem pode ocorrer de várias formas, e essas implicam diretamente nos diferentes processos de ensino-aprendizagem. Segundo a teoria das múltiplas inteligências de Gardner (1985), os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes que com elas se combinam e se organizam, utilizando essas capacidades intelectuais para promover o conhecimento e elaboração de soluções de problemas. Assim, numa perspectiva interdisciplinar, este estudo promove o fomento ao desenvolvimento de jogos digitais educativos para serem utilizados como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem no Institutos Federais Baiano, campus Valença, e pensando na escalabilidade para toda a Rede Federal de Ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais educativos | pt_BR |
dc.title | O uso e desenvolvimento de jogos digitais educatvios no Instituto Federal Baiano: uma experiência no campus Valença | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4482602351321438 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6045470959652684 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study is a dissertation with the theme "The use of digital educational games in the Federal Institute of Baiano: an experience in the Valença campus" and aims to identify the need to promote learning, constructing knowledge in a contextualized way, that is , be inserted in the experiences of the learner that every day is closely intertwined with the technologies, and that if added to the educational methodologies can foster and arouse the interest of the students, and with that improve their skills and knowledge. Given this new profile of students, several authors (HECKLER, 2004; DURES, 2012) approve the use of digital technologies as tools to facilitate learning, arousing the desire to learn in these individuals. And taking into account that the learning process can occur in several ways, and these directly involve the different teaching-learning processes. According to Gardner's (1985) multiple intelligences theory, humans have varying degrees of each of the different intelligences and manners that combine and organize with them, using these intellectual capacities to promote knowledge and problem-solving . Thus, in an interdisciplinary perspective, this study promotes the development of digital educational games to be used as a support tool in the teaching-learning process at the Federal Institutes Baiano, Valença campus, and considering the scalability of the entire Federal Education Network. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rogerio Martins.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons