Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31351

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROAZZI, Antonio-
dc.contributor.authorGUIMARÃES, Patrícia Vasconcelos-
dc.date.accessioned2019-07-04T20:08:32Z-
dc.date.available2019-07-04T20:08:32Z-
dc.date.issued2004-08-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31351-
dc.description.abstractO consumo de bebidas alcoólicas atualmente representa motivo de preocupação, especialmente face à iniciação cada vez mais precoce e ao uso abusivo identificado em adolescentes. Embora diversas pesquisas tenham abordado este tema, estudos utilizando a Teoria da Ação Racional (TAR) para predição e mensuração da intenção como variável privilegiada para determinar comportamentos, como o uso de álcool, são escassos. Este estudo teve como objetivo verificar a aplicabilidade da TAR identificando os preditores da intenção comportamental de ingerir bebidas alcoólicas por usuários adolescentes de ambos os sexos, de nível socioeconômico baixo e médio, em Recife. O estudo constou de duas etapas. Na primeira, realizou-se levantamento de características sociodemográficas e de crenças comportamentais e normativas de 80 adolescentes. Os dados obtidos foram analisados e categorizados para subsidiar a construção do questionário da etapa 2. Esta objetivou identificar os preditores da intenção comportamental de ingerir bebidas alcoólicas de 184 adolescentes. A partir da regressão múltipla, observou-se que as crenças comportamentais foram as únicas preditoras da intenção, respondendo por 9% da variância, tendo sido significativas as crenças sabor, aliviar o stress, prazer e perder a timidez. A norma subjetiva e a atitude não foram preditoras do comportamento da população estudada, mesmo que tenha havido, no caso da atitude, correlação com a intenção de consumir etílicos. Os dados demonstram que a TAR mostrou-se aplicável para predizer a intenção do consumo entre os adolescentes investigados, haja vista a predição da variável crenças comportamentais, com exceção da faixa etária de 15 e 16 anos. Estudos futuros devem investigar como os fatores preditores ora observados podem ser trabalhados na criação de programas de prevenção, bem como incorporar novos parâmetros (mídia, por exemplo) que expliquem com maior realismo a complexidade deste comportamento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectAdolescentes – Condutapt_BR
dc.subjectBebidas alcoólicas – Consumopt_BR
dc.subjectComportamento dos adolescentes – Avaliaçãopt_BR
dc.titleUso de bebidas alcoólicas na adolescência: investigação fundamentada na Teoria da Ação Racional (TAR)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4588924189154921pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6108730498633062pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThe consumption of alcoholic drink is currently a major reason for concern, especially due to the ever-earlier start of intake and to the abusive use by adolescents. Although several researches have focused on this subject, studies based on The Theory of Reasoned Action (TRA), for the prediction and measurement of intention as a variable to determine behaviors such as alcohol consumption, are scarce. This study aimed at identifying, by using the TRA, the predictors of behavioral intention of alcohol consumption by male and female adolescents, from low and middle socio-economic levels in Recife, Brazil. The study had two steps. In the first one, a survey of socio-demographic characteristics and behavioral and normative beliefs from 80 adolescents was performed. The results were analysed and categorized in order to subsidize the construction of a questionnaire to be used in the following step. This was aimed at identifying the predictors of the behavioral intention of consuming alcohol, among 184 teenagers. By using multiple regression analysis, it was noticed that behavioral beliefs were the sole predictor of intention, accounting for 9% of total variance, from which the variables “flavour”, “to release stress”, “pleasure” and “to feel less shy” were significant. The normative beliefs, the subjective norm and the attitude were not predictors of the behavior of the studied population, even though there was a correlation of the attitude with the intention of consuming alcohol. The results demonstrate that, according with the TRA, the behavioral beliefs were predictors of the intention of consumption among the adolescents, with the exception of ages between 15 and 16. It is suggested that future studies should investigate how the observed predictors can be used in prevention programmes as well as incorporate new parameters (e.g. the influence of the media) in order to explain, with more realism, the complexity of this behavior.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Patrícia Vasconcelos Guimarães.pdf893,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons