Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3126
Title: Abril despedaçado: das montanhas albanesas ao sertão nordestino
Authors: do Monte Silva, Raquel
Keywords: Cinema brasileiro;Relação entre as artes;Análise fílmica
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: do Monte Silva, Raquel; do Carmo de Siqueira Nino, Maria. Abril despedaçado: das montanhas albanesas ao sertão nordestino. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: O trabalho investiga as relações entre Literatura e Cinema a partir da obra Abril despedaçado, romance albanês adaptado pelo cineasta brasileiro Walter Salles Júnior. Para tanto, analisamos como as categorias narrativas tempo, espaço, personagens e foco narrativo foram apresentadas em cada expressão artística. Neste sentido apoiamo-nos em discussões sobre teorias da adaptação, códigos literários e linguagem cinematográfica. A partir de então, percebemos que o espaço exerce uma função fundamental no processo de transposição e que ele é um dos elementos estruturadores da recriação fílmica. Ao longo da pesquisa analisamos trechos do filme e do livro que denotam aspectos relevantes e que traduzem o espírito dialógico das obras. A nossa hipótese inicial era que a construção do espaço cinematográfico em Abril refletia no campo do cinema uma atualização de um projeto regional surgido na década de 30 com o Romance Regionalista. No entanto, durante a investigação observamos que Salles reproduz o Sertão, legitimando, portanto, uma imagética da região pautada em anacronismos e representações do imaginário social congeladas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3126
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo1910_1.pdf418.17 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.