Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30883

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPRYSTHON, Ângela Freire-
dc.contributor.authorALVES, Álvaro Renan José de Brito-
dc.date.accessioned2019-06-03T17:59:54Z-
dc.date.available2019-06-03T17:59:54Z-
dc.date.issued2018-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30883-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe um ensaio sobre o ensaísmo como forma e procedimento em obras de arte; recuperando os escritos e pensamentos sobre a prática ensaística, na literatura e na filosofia, ampliamos o conceito até a sua utilização no cinema. Dois artistas são tomados como referências principais, são eles: o escritor Winfried Georg Sebald e o cinegrafista e bricoleur Chris Marker. O diálogo com outros artistas de diferentes meios de expressão (tais como Jean-Luc Godard e seu trabalho com o vídeo e os escritores e literatos Robert Musil e Claudio Magris) está presente em todo o trabalho, bem como a referência a filósofos e pensadores do ensaísmo (Lukács, Adorno, Benjamin e, mais recentemente, Timothy Corrigan no estudo do filme-ensaio). Estabelecendo alguns eixos temáticos como a memória, o ensaísmo e a noção de montagem na elaboração de um saber histórico por imagem, tentamos estabelecer algumas chaves de leitura para a obras de Sebald e Marker. Tomamos como principal referência o pensamento do filósofo Walter Benjamin sobre a escrita da história e a importância do ato de rememorar, ambas presentes nos objetos de arte estudados aqui.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsaísmopt_BR
dc.subjectCinema e literaturapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectChris Markerpt_BR
dc.subjectW. G. Sebaldpt_BR
dc.titleCartografias da memória: ensaísmo, memória e narrativas de viagem e exílio nas obras de Chris Marker e W. G. Sebaldpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2986425238873830pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8839343621880140pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe presente work proposes an essay about the essayism as form and procedure in works of art; recovering the writings and thoughts on the practices of essay in literature and philosophy, we extend the concpt to its use in cinema. Two artists are invited as main references: the writer Winfried Georg Sebald and the cameraman and bricoleur Chris Marker. We tried to put them in dialogue with artists from different media (such as Jean-Luc Godard in his work with vídeo and the writers such Robert Musil and Claudio Magris) as well with philosophers of essayist practices (Lúkacs, Adorno, Benjamin and, more recently, Timothy Corrigan on film-essay). Establishing some thematic axes such as memory, essayism and the notion of montage in the elaboration of a historical knowledge by image, we tried to propose some reading keys for Sebald’s and Marker’s work. We use as main theorical reference the philosopher Walter Benjamin’s thoughts about writing of history and the importance of the act of remembering, both presente in the art objects studied here.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Álvaro Renan José de Brito Alves.pdf3,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons