Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30870

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Andre Luís de Medeiros-
dc.contributor.authorSILVA, José Thiago Pereira da-
dc.date.accessioned2019-05-31T22:35:56Z-
dc.date.available2019-05-31T22:35:56Z-
dc.date.issued2017-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30870-
dc.description.abstractTemos observado o crescimento da utilização da interação natural nos mais diversos ambientes computacionais devido a facilidade de aprendizado e naturalidade de interação oferecidas ao usuário. Dispositivos capazes de reconhecer os gestos humanos são utilizados juntamente com técnicas de reconhecimento de gestos para alcançar tal finalidade. O reconhecimento de gestos na maioria das vezes envolve aprendizagem de máquina ou algoritmos avançados de reconhecimento adicionando mais uma complexidade no desenvolvimento de uma aplicação baseada em interação natural. O nosso trabalho tem por objetivo a construção de uma Linguagem Específica de Domínio (DSL) capaz de descrever os gestos das mãos, reduzindo consideravelmente os esforços no desenvolvimento. Para o desenvolvimento da DSL, foi utilizada a linguagem de programação C#, uma linguagem de propósito geral amplamente utilizada, a plataforma de desenvolvimento de jogos Unity3D e o Leap Motion, um sensor capaz de detectar movimentos das mãos e dedos e os utilizar como comandos de entrada. O principal objetivo desta dissertação é disponibilizar uma DSL que auxilie o desenvolvimento de aplicações que utilizem gestos naturais das mãos como interação. A proposta da DSL é tornar a especificação de gestos mais simples através de uma notação capaz de abstrair tais complexidades.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagem de programaçãopt_BR
dc.subjectReconhecimento de gestospt_BR
dc.titleUma linguagem de domínio específico para auxiliar o desenvolvimento de aplicações baseadas em gestos das mãospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6427676588067930pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0084300900034108pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxWe have observed the growth of the use of natural interaction in the most diverse computational environments due to the ease of learning and the naturalness of interaction offered to the user. Devices capable of recognizing human gestures are used in conjunction with gesture recognition techniques to achieve this purpose. Gesture recognition most often involves machine learning or advanced recognition algorithms adding more complexity to the development of an application based on natural interaction. Our work aims to construct a Domain Specific Language (DSL) capable of describing hand gestures, considerably reducing development efforts. For the development of this DLS, we used the programming language C#, a widely used general purpose language, the Unity3D gaming development platform and Leap Motion, a sensor capable of detecting hand and finger movements and using them as input. The main objective of this work is to provide a DSL that helps the development of applications that use natural hand gestures as interaction. The aim of this DSL is to facilitate the specification of gestures through a notation capable of abstracting such complexities.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Thiago Pereira da Silva.pdf5,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons