Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30793

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAIA, Maria Leonor Alves-
dc.contributor.authorARAÚJO, Rodrigo Freitas-
dc.date.accessioned2019-05-23T21:33:18Z-
dc.date.available2019-05-23T21:33:18Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30793-
dc.description.abstractNas últimas décadas, a integração entre o planejamento de transportes e de ocupação do território tem ganhado atenção internacional, devido ao aumento dos impactos sociais e econômicos causados pela dificuldade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano. Diversos estudos apontam que a distribuição do uso do solo determina a localização das atividades humanas; que a distribuição de tais atividades no espaço molda as viagens no sistema de transporte; que a estrutura de tal sistema de transporte cria interações espaciais, cuja mensuração pode ser feita através da acessibilidade e que tal acessibilidade impacta nas decisões que geram mudanças no uso do solo (WEGENER, 1999). Tal inter-relação é complexa e possui uma forte relação com o seu local de implantação. Esta dissertação tem o objetivo de identificar quais medidas de planejamento de transportes e do território são mais propícias à implantação de políticas de Mobilidade Urbana Sustentável. Para tal, à luz da experiência internacional, classificou-se trinta e nove medidas em seis grupos, relacionando-as a quatro estratégias: reduzir a quantidade de viagens, reduzir a utilização de carro, aprimorar o transporte público e melhorar o desempenho do sistema de transportes. Utilizando-se de questionários do Googleforms, foi obtido o posicionamento de especialistas, quanto à contribuição de cada medida a cada uma das quatro estratégias. Ao analisar os resultados, identificaram-se convergências e divergências entre o posicionamento dos entrevistados e as pesquisas internacionais. Os resultados sugerem que as diferenças podem estar relacionadas a variações sociais e culturais entre os países estudados e apontam quais medidas são mais adequadas a ser exploradas de acordo com a estratégia que se busca efetivar em instrumentos de planejamento tanto de transportes e quanto do território.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectMobilidade urbana sustentávelpt_BR
dc.subjectMedidaspt_BR
dc.subjectPlanejamento de transporte e territóriopt_BR
dc.titlePlanejamento de transporte e do território: medidas promotoras da mobilidade urbana sustentávelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5218539162299912pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5541333217408107pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxOver last decade, land use and transport integration got into the international research agenda, due to the increase of social and economic problems caused by cities’ mobility issues. Several studies indicate that the distribution of land uses over the urban area determines the locations of human activities; those activities requires spatial interactions or trips in the transport system; the transport system creates those spatial interactions that can be measured as accessibility; the accessibility in space, then, co-determines location decisions and so results in changes of the land-use system (WEGENER, 1999). Such an interrelation is complex and is strongly related to its location. This dissertation aims to identify which transport and land use planning measures indicates the best practice for Sustainable Urban Mobility policies. To this end, based on international experience, thirty-nine measures were classified into six groups, relating them to four strategies: reducing the need for travel, reducing car use, improving public transport, and improving road network performance. Using questionnaires based in Googleforms platform, opinions from specialists were obtained, regarding the contribution of each measure to each of the four sustainable urban mobility strategies. After tabulation of the results, it was possible to identify convergences and divergences of ideas between the people interviewed and the international research. The results suggest that the distinction may be related to social and cultural attitudes between countries which may affect the chosen strategies applied in both transportation and land use planning.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rodrigo Araújo.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons