Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30696

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORDIVIOLA, Alfredo Adolfo-
dc.contributor.authorCAMPOS, Priscilla Oliveira Pinto de-
dc.date.accessioned2019-05-14T20:52:10Z-
dc.date.available2019-05-14T20:52:10Z-
dc.date.issued2018-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30696-
dc.description.abstractEste trabalho analisa as relações entre espaço e literatura a partir do romance Doutor Pasavento, de Enrique Vila-Matas. Trata-se de compreender de que maneira um dos grandes nomes da literatura contemporânea de língua espanhola relaciona o seu discurso espacial à ideia de desaparecimento, tema central da narrativa escolhida. Por meio de mecanismos intertextuais e do narrador que se encontra em processo de diluição, observa-se que o espaço do romance é resultado do confronto entre paisagem (subjetividade) e linguagem (projeto literário). Focado na ideia de desaparecimento presente na obra de Maurice Blanchot, Doutor Pasavento utiliza o artifício da ausência, como temática e argumento, para repensar a posição do espaço literário. Dessa maneira, alguns ambientes privados e coletivos tornam-se entrelugares, espaços nos quais se está e, ao mesmo tempo, não. A partir de noções de discurso da espacialidade, representações da deriva e o escritor como figura caminhante, procurou-se estabelecer a trajetória espacial do romance e analisar quais as correspondências possíveis entre paisagem e desaparecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectDesaparecimentopt_BR
dc.subjectEnrique Vila-Mataspt_BR
dc.titleAgora que eu vim até aqui: a representação do espaço em Doutor Pasavento de Enrique Vila-Mataspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3845856205205810pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1511356924660287pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo investiga las relaciones entre espacio y literatura a partir de la novela Doctor Pasavento, de Enrique Vila-Matas. Se trata de comprender de qué modos este importante nombre de la literatura contemporánea española relaciona su discurso espacial a la idea de desaparición, tema central de la narrativa elegida. A través de mecanismos intertextuales y del narrador que se encuentra en proceso de dilución, se observa que el espacio de la novela es resultado del conflicto entre paisaje (subjetividad) y lenguaje (proyecto literario). Enfocado em la idea de desaparición presente en la obra de Maurice Blanchot, Doctor Pasavento utiliza el artificio de la ausencia como temática y argumento para repensar la posición del espacio literario. Así, algunos ambientes privados y colectivos se vuelven entre-lugares, espacios em los que se está y, a la vez, no. A partir de referencias del discurso de la espacialidad, representaciones de la deriva y del escritor como figura caminante, se buscó establecer la trayectoria espacial de la novela y analizar cuales las posibles correspondencias entre paisaje y desaparición.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Priscilla Oliveira Pinto de Campos.pdf643,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons