Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30695

Comparte esta pagina

Título : Mediação cultural na Rede de Bibliotecas Pela Paz em Recife: um estudo de caso
Autor : Silva, Letícia Gomes da
Palabras clave : Biblioteca pública; Incentivo à leitura; Mediação cultural; Ação cultural
Fecha de publicación : 4-jul-2018
Resumen : O trabalho tem como objetivo geral analisar as atividades culturais desenvolvidas na Rede de Bibliotecas pela Paz em Recife. Apresenta o conceito de biblioteca pública, sua missão e função, destaca a importância da leitura para o individuo, e analisa como a biblioteca pode contribuir no incentivo ao hábito da leitura. A pesquisa é qualitativa, exploratória, bibliográfica, e de estudo de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista estruturada. O trabalho discute os conceitos de cultura, ação cultural e animação cultural, destacando as atribuições do bibliotecário como mediador cultural. Em seguida, são descritas e analisadas as mediações culturais realizadas pelas quatro bibliotecas públicas municipais da cidade do Recife. O método de análise é o procedimento de comparação das atividades das bibliotecas com os conceitos de ação e animação cultural, de acordo com a literatura. A análise visa verificar se, de fato, as bibliotecas fazem ação ou animação cultural. Os resultados da pesquisa apontam que as bibliotecas realizam atividades culturais, mas que não se configuram como ações culturais, porque contrariam o conceito de ação cultural defendido na revisão bibliográfica, uma vez que elas não têm dados concretos sobre as transformações e impactos causados pelas atividades realizadas nas bibliotecas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30695
Aparece en las colecciones: TCC - Biblioteconomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LETICIA GOMES DA SILVA.pdf1,82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons