Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30682

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPajeú, Hélio Márcio-
dc.contributor.authorRomualdo, Fabiana Silva-
dc.date.accessioned2019-05-14T17:36:52Z-
dc.date.available2019-05-14T17:36:52Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.date.submitted2019-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30682-
dc.description.abstractEsta pesquisa materializa uma revisão bibliográfica a respeito dos conceitos de signo na perspectiva de Sanders Pierce e da teórica seguidora de seus preceitos, Lucia Santaella, no que concerne as categorias universais do signo semiótico com respeito Primeiridade, Secundidade e Terceiridade e suas relações com o representamen, interpretante e objeto para a partir delas refletir o livro como objeto cultural de leitura, transformador social e um item de grande valor afetivo para os seus leitores. O objetivo geral desse trabalho foi compreender o livro como signo a partir dos pressupostos teóricos da semiótica e as relações de afetividade que os estudantes de Biblioteconomia da UFPE constituem com esse objeto cultural. Como objetivos específicos procurou-se refletir a história e desenvolvimento do livro como um objeto cultural; discutir as concepções teóricas sobre a leitura; caracterizar o livro como um signo a partir das teorias da Semiótica; elaborar o perfil leitor dos alunos do curso de biblioteconomia em relação a leitura literária; e descrever as relações de afetividade constituídas pelos sujeitos no processo de mediação de leitura com o livro. Trata-se de um Estudo de Usuário que utilizou como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevista semiestruturada pelo princípio do protocolo verbal. As relações de afetividade que os leitores desenvolvem pelo objeto cultural livro foram identificadas, analisadas e relacionadas aos conceitos semióticos do signo nos levando a concluir que tais relações se dão a partir de suas vivências, sentimentos, necessidades.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectSigno semióticopt_BR
dc.subjectLivropt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.titleO livro como signo e objeto cultural de leitura e o perfil leitor do estudante de Biblioteconomia da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1483750169047328pt_BR
dc.description.abstractxThis research materializes a bibliographical revision regarding the concepts of sign in the perspective of Sanders Pierce and the follower of its precepts, Lucia Santaella, in what concerns the universal categories of the semiotic sign with respect to Primeirity, Secundity and Terceiridade and its relations with the representaen , interpretant and object for them to reflect the book as cultural object of reading, social transformer and an item of great affective value to its readers. The general objective of this work was to understand the book as a sign from the theoretical presuppositions of semiotics and the relations of affection that UFPE Library students constitute with this cultural object. Specific objectives were to reflect the history and development of the book as a cultural object; discuss theoretical conceptions about reading; characterize the book as a sign from the theories of Semiotics; to elaborate the reader profile of the students of the librarianship course in relation to literary reading; and describe the relations of affectivity constituted by the subjects in the process of reading mediation with the book. It is a User Study that used as instruments of data collection questionnaires and interview semistructured by the principle of verbal protocol. The affective relationships that readers develop through the cultural object book have been identified, analyzed and related to the semiotic concepts of the sign leading us to conclude that such relationships are given from their experiences, feelings, needs.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANA SILVA ROMUALDO.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons