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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30603

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dc.contributor.advisorCEBALLOS, Albanita Gomes da Costa de-
dc.contributor.authorCOÊLHO, Vanessa Maria da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-10T21:54:44Z-
dc.date.available2019-05-10T21:54:44Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30603-
dc.description.abstractOs acidentes de trânsito (AT) envolvendo motocicletas são um problema de saúde pública. Os comportamentos dos condutores são apontados como uma das principais causas de sua ocorrência, podendo estar associados às comorbidades psiquiátricas. Essa dissertação tem por objetivo analisar a associação entre transtornos mentais comuns (TMC) e comportamentos de riscos em condutores de motocicletas vítimas de AT. Como produto deste trabalho, são apresentados dois artigos científicos. O primeiro, identificou e analisou a produção científica sobre TMC em motociclistas por meio de uma revisão integrativa de literatura. As publicações estudadas mostraram que é necessária a investigação dos fatores determinantes e associados a esse tipo de agravo de modo a subsidiar o planejamento de ações e intervenções que visem à proteção e o cuidado da saúde mental dos motociclistas. O segundo artigo, original, visou analisar a associação entre TMC e comportamentos de risco adotados por motociclistas vítimas de AT internados no setor de traumatologia do Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra em Recife/PE. Os motociclistas responderam a um questionário composto de itens alusivos aos fatores sociodemográficos, ocupacionais e comportamentais, saúde mental e aspectos do acidente e das condições das vias. Foram investigados 170 indivíduos, sendo 95,9% do sexo masculino com média de idade de 31 anos. A prevalência de TMC foi de 14,7%. A análise bivariada mostrou a associação dos TMC com dirigir com sono/fadiga e conduzir motocicleta sem usar capacete. A pesquisa denota a dimensão dos acidentes envolvendo motocicletas e sinaliza como à saúde mental de seus condutores e os comportamentos por eles adotados no trânsito podem influenciar em sua causalidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstornos mentaispt_BR
dc.subjectComportamento de riscopt_BR
dc.subjectMotocicletaspt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectEpidemiologiapt_BR
dc.titleAssociação entre transtornos mentais comuns e comportamentos de risco em condutores de motocicletas vítimas de acidente de trânsitopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3766345939499847pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4293171936121469pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude Coletivapt_BR
dc.description.abstractxMotorcycles crashes are a public health problem. Conductors´ behaviors are pointed out as one of the main causes of their occurrence and may be associated with psychiatric comorbidities. This dissertation aims to analyze the association between common mental disorders (CMDs) and risks behaviors in motorcycle drivers victims of TA. It will be presented two scientific articles as a result of this project. The first one, identified and analyzed the scientific production on CMD in motorcyclists by means of an integrative literature review. The studied publications showed that is necessary the investigation of determinants factors and which are associated to this kind of injury as a way to subsidize actions plans and interventions which should aim the protection and care of mental health of motorcyclists. The second, original article, aimed to analyze the association between CMD and risk behaviors adopted by motorcyclists who are victims of TA hospitalized in the traumatology sector of the Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra in Recife (PE). Motorcyclists answered a questionnaire composed of items related to sociodemographic, occupational and behavioral factors, mental health and aspects of the accident and roads conditions. It was investigated 170 motorcycle drivers, being 95.9% males with average age of 31 years old. The prevalence of CMD was 14.7%. A bivariate analysis showed the association of CMD with driving with sleep / fatigue and driving motorcycle without wearing helmet. This research denotes the dimension of motorcycle crash statistics and indicates how the mental health of their drivers and the behaviors adopted by them in traffic can also influence their causality.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

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