Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30527

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Leonardo Herszon-
dc.contributor.authorSORIANO, Marina de Almeida Gomes-
dc.date.accessioned2019-05-07T23:00:49Z-
dc.date.available2019-05-07T23:00:49Z-
dc.date.issued2017-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30527-
dc.description.abstractA intensa urbanização ocorrida nas últimas décadas em inúmeras cidades do mundo não teria sido possível sem o desenvolvimento progressivo dos sistemas de transportes urbanos, principalmente no que diz respeito aos transportes públicos coletivos. Contudo, o crescimento da população nas cidades aliado à dispersão das atividades tem contribuído para que ocorra uma maior necessidade e complexidade dos deslocamentos da população. Assim, na medida em que os transportes reforçam o seu papel articulador do processo produtivo cada vez mais espacializado, planejar e gerir esta atividade torna-se algo mais complexo. Os modelos tradicionais de planejamento de transportes, baseados na implantação de grandes obras viárias e que não levam em consideração uma política de integração com o uso do solo não têm se mostrado eficientes. Os investimentos ditados pelo planejamento dos transportes constam de alternativas caracterizadas por projetos de infraestrutura pertencentes aos diversos modos de transportes. A decisão sobre qual deve ser priorizado varia conforme avaliações que levam em consideração mais de um critério, visando atender um ou mais objetivos. Trata-se, portanto, de avaliar simultaneamente critérios para um conjunto de investimentos em transportes. Nesse sentido, o uso de procedimentos multicritérios aparece como uma opção vantajosa, uma vez que se adequa às questões específicas das tomadas de decisões sobre investimentos governamentais em infraestrutura de transportes. Dentre os métodos multicriteriais, o escolhido para ser utilizado nesta dissertação foi o Processo de Hierarquização Analítica (do inglês, Analytic Hierarchy Process – AHP), já que é utilizado em estudos de transportes há mais de 40 anos e é o principal método para a solução de problemas multicriteriais que necessitam do ordenamento das prioridades. Diante do exposto, este trabalho propõe a utilização do AHP para hierarquizar critérios que são levados em consideração no processo de tomada de decisão. Os critérios são: espaço para implantação, custo e prazo de implantação, custo de operação e manutenção, intrusão visual e poluição, capacidade, rapidez e conforto. Com base nos critérios selecionados, as possíveis alternativas de priorização ao transporte público que possam ser implantadas na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, uma das vias arteriais mais congestionadas da cidade do Recife, também foram ranqueadas. Para chegar ao resultado final, foram aplicados 25 questionários com técnicos e planejadores da área de transportes. Assim, a alternativa mais indicada é o metrô subterrâneo com 45,53%. O segundo lugar foi ocupado pelo ônibus comum em faixa exclusiva, que apresentou um peso de 19,91%. Na sequência vem o BRT e o VLT com 15,27% e 11,11%, respectivamente. E, por fim, o monotrilho (8,27%).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectPlanejamento dos transportespt_BR
dc.subjectAnálise multicritériopt_BR
dc.titleEstudo do modo de transporte público de passageiros para operar no corredor da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6263902197921665pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9191737269930161pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThe intense urbanization that has occurred in the last decades in many cities of the world would not have been possible without the progressive development of urban transport systems, mainly with regard to collective public transport. However, the cities’ population growth allied with dispersion of activities has contributed to a greater need and complexity of population displacement. Thus, insofar the transport reinforces its articulator role of the productive process increasingly spatialized planning and managing this activity becomes more complex. The traditional models of transport planning, based on large road works and that do not take into account a policy of integration with land use, have not been efficient. The investments dictated by the transport planning consist of alternatives characterized by infrastructure projects belonging to different modes of transportation. The decision on which it should be prioritized varies according to evaluations that take into account more than one criterion, aiming to meet one or more objectives. It is therefore a matter of evaluating criteria for a set of transport investments at the same time. In this sense, the use of multi-criteria procedures appears as an advantageous option, since it adjusts to the specific issues of decision making on government investments in transportation infrastructure. Among the multi-criteria methods, the Analytic Hierarchy Process (AHP) was chosen to be used in this dissertation since it has been used in transportation studies for more than 40 years and is the main method for multi-criteria solution requires ordering the priorities. Thus, this study proposes the use of AHP to hierarchize criteria that are taken into account in the decision making process. These criteria are: installation space, installation cost and deadline, operation and maintenance cost, visual intrusion and pollution, capacity, rapidity and comfort. Based on the criteria selected, the possible alternatives for prioritizing public transport that could be implemented in the Norte Miguel Arraes de Alencar Avenue, one of the most congested arterial roads in the city of Recife, were also ranked. To reach the final result, 25 questionnaires were applied with transportation technicians and planners. It was concluded that the most suitable alternative is subway with 45.53%. The second place is occupied by common bus in exclusive lane, which presented a weight of 19.91%. Sequentially come BRT and VLT with 15.27% and 11.11%, respectively. Finally, the monorail (8.27%).pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marina de Almeida Gomes Soriano.pdf3,67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons