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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30496

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMALHO, Geber Lisboa-
dc.contributor.authorVIEIRA FILHO, Vicente-
dc.date.accessioned2019-05-03T23:42:38Z-
dc.date.available2019-05-03T23:42:38Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30496-
dc.description.abstractA previsão de abandono é uma atividade essencial para antecipar a intenção do consumidor de descontinuar um serviço, permitindo ao fornecedor do serviço a aplicação de ações proativas de retenção e fidelização. Como a previsão de abandono é bastante dependente do domínio de aplicação, tem-se usado técnicas de Domain Driven data Mining (D3M) e Behavior Scoring (BS) com sucesso em indústrias consolidadas como telecomunicações, crédito e varejo, por exemplo. Em indústrias mais recentes, como a de jogos para dispositivos móveis (jogos móveis), a aplicação de mineração de dados para previsão do abandono de jogadores ainda é incipiente. Os trabalhos identificados na revisão de literatura aplicam metodologias genéricas, baseadas na mineração de dados tradicional orientada a dados, e frequentemente toma decisões ad hoc. Não há uma discussão profunda sobre as especificidades do domínio de jogos e seus possíveis impactos no modelo preditivo, assim como não há ainda diretrizes claras que possam ajudar na construção de tal modelo. Para avançar no estado da arte em jogos móveis, começamos por tentar responder às seguintes questões: Quais as principais especificidades dessa indústria relevantes para a modelagem do problema? Como essas especificidades podem ser tratadas no processo de construção do modelo preditivo? Qual o peso dessas características, e seus possíveis tratamentos, não desempenho da previsão? A solução proposta é generalizável para outros jogos dentro do mesmo domínio? As respostas para essas questões são fundamentais porque fornecem diretrizes para construção de modelos preditivos para o abandono de jogadores seguindo as abordagens de D3M e BS. Para responder tais questões, além dos estudos na literatura, nós realizamos o planejamento, a execução e a avaliação de um projeto experimental de previsão de abandono em jogos para dispositivos móveis em 3 bases de dados reais com 201.146 jogadores. Os experimentos levaram em consideração possíveis tratamentos para desafios identificados e seus efeitos no desempenho do modelo preditivo. Nosso estudo empreendeu uma análise crítica da construção de modelos preditivos que ajudarão os desenvolvedores e pesquisadores a criar melhores soluções para o abandono de jogadores em jogos móveis.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectJogos Móveispt_BR
dc.subjectPrevisão de Abandonopt_BR
dc.subjectMineração de dadospt_BR
dc.titleDiretrizes para construção de modelos preditivos de abandono de usuário em jogos móveispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coADEODATO, Paulo Jorge Leitão-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0906575999212819pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9783292465422902pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThe churn prediction is an essential business activity for the anticipation of a consumer intention to discontinue a service, allowing service providers to implement retention and loyalty actions. Since the churn prediction activity is quite dependent on the domain of application, the use of Domain Driven Data Mining (D3M) and Behavior Scoring has been successfully applied in well-stablished industries such as telecommunications, credit and retail. In more recent industries, such as mobile games, the application of data mining for predicting players’ churn is still incipient. The studies identified in the literature review usually apply generic methodologies based on traditional data-driven data mining and they usually make ad hoc decision. There is no in-depth discussion about the specificities of the domain of mobile games and their possible impacts on the performance of the predictive models as well as there are no clear guidelines to assist in the construction of a churn prediction model. In order to advance in the state of the art on the mobile game domain, we firstly tried to answer the following relevant questions: What are the main industry specificities relevant to modeling the problem? How can these specificities be addressed in the process of constructing the predictive model? What is the impact of these specificities, and their possible treatments, in the churn prediction performance? Is the proposed solutions and treatments generalizable to other games within the same domain? The answers to these questions are critical because they provide guidelines for building predictive models to anticipate players churn following the D3M and BS approaches. To answer such questions, we performed a literature review in churn prediction for mobile games but also in other well-established domains. We planned, executed and evaluated an experimental project for churn prediction of game players based on 3 datasets from real mobile games with 201,406 players. The experiments considered possible treatments for identified challenges and their effects on predictive model performance. Our study performed a critical analysis for building predictive models that will help developers and researchers to create better solutions to avoid players’ churn in mobile games.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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