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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30398

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dc.contributor.advisorCOSTA, Ana Paula Cabral Seixas-
dc.contributor.authorSILVA, Anderson Lucas Carneiro de Lima da-
dc.date.accessioned2019-04-29T21:11:50Z-
dc.date.available2019-04-29T21:11:50Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30398-
dc.description.abstractProcessos decisórios podem ser bastante complexos, principalmente quando há diversas alternativas em questão e múltiplos critérios para se considerar. Nesse sentido, os métodos de apoio a decisão e os modelos de decisão se tornam fundamentais a fim de gerar recomendações que apoiem os decisores por meio de uma abordagem estruturada. Aqui, uma etapa crucial consiste na elicitação de preferências, que a depender do procedimento selecionado pode tornar o processo ineficiente, gerar desgastes aos decisores, bem como, recomendações que destoam dos interesses dos mesmos. Assim, o presente trabalho buscou avaliar o método de elicitação de preferências FITradeoff em um sistema de apoio a decisão (SAD) com o uso de equipamentos de neurociência. Os aspectos cognitivos, tais como, atenção, interesse e esforço intelectual, evocados durante o processo foram, então, analisados a fim de se levantarem hipóteses acerca do atendimento dos objetivos do método FITradeoff. O experimento realizado consistiu na aplicação do SAD para o apoio a problemas multicritério desenvolvidos pelos próprios participantes. Durante o experimento, os decisores forneceram informações acerca de suas preferências, e dados relativos a potência das ondas cerebrais nas bandas alfa (8-12Hz) e beta (13-30Hz) no cérebro e de dilatação de pupila da cada um deles foram coletados por meio de um EEG e Eye Tracker, respectivamente. Uma análise exploratória permitiu identificar padrões que sugerem que o processo de elicitação com o uso do FITradeoff estimula maiores níveis de atenção e interesse do que de esforço cognitivo, concordando com o propósito do método de tornar a experiência fácil e atrativa para o decisor. Tal hipótese, entretanto, deve ser testada em estudos futuros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectNeurociências em decisãopt_BR
dc.subjectAspectos comportamentais em decisãopt_BR
dc.subjectDesenho de SADpt_BR
dc.subjectAnálise com Fitradeoffpt_BR
dc.subjectModelagem de preferênciaspt_BR
dc.titleAvaliação de aspectos comportamentais na elicitação de preferências com o método FITradeoff com apoio de neurociências em decisãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALMEIDA, Adiel Teixeira de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1471505965342710pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9665695510823023pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxDecision-making processes can be quite complex, especially when there are several alternatives and multiple criteria to consider. In this regard, decision support methods and decision models become critical in order to generate recommendations that support decisionmakers through a structured approach. An important step in that process is the elicitation of preferences, which depending on the procedure selected can make the process inefficient, generate wear and tear on decision makers, as well as recommendations that disregard the interests of the decision makers. Thus, the present work sought to evaluate the FITradeoff method for preference elicitation in a decision support system (DSS) with the use of neuroscience equipments. The cognitive aspects, such as attention, interest and intellectual effort, evoked during the process were then analyzed in order to raise hypotheses about the fulfillment of the objectives of the FITradeoff method. The experiment in this work consisted of the application of the DSS to support multicriteria problems developed by the participants themselves. During the experiment, decision makers provided information about their preferences, and data on power in the alpha (8-12Hz) and beta (13-30Hz) bands in the brain and pupil dilation for each subjects were collected through an EEG and Eye Tracker, respectively. An exploratory analysis allowed us to identify patterns that suggest that the elicitation process with the use of FITradeoff stimulates higher levels of attention and interest than of cognitive effort, agreeing with the purpose of the method of making the experience easy and attractive for the decision maker. Such hypothesis, however, must be tested in future studies.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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