Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30370

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMASIP, Vicente-
dc.contributor.authorJESUS, Myllena Alves de-
dc.date.accessioned2019-04-29T18:15:31Z-
dc.date.available2019-04-29T18:15:31Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30370-
dc.description.abstractA leitura é uma atividade onipresente na vida do homem. Lemos ou interpretamos, de modo consciente ou inconsciente, vários signos nas mais diversas circunstâncias de interação social. Entretanto, no que respeita à leitura, quantidade não é sinônimo de qualidade. Ler só satisfaz efetivamente quando se torna um ato de atribuição de sentidos, mediante diferentes processos e estratégias que superam em muito a simples decodificação. Na tentativa de contribuir com os estudos devotados à formulação de propostas didáticas para o ensino de leitura, apoiada numa perspectiva semântico-pragmática e em teorias complementares e indispensáveis na corrida pela significação, esta investigação tem como cerne o desenvolvimento de um modelo de ensino de leitura pensado para facilitar e aperfeiçoar a prática da interpretação textual, a fim de conferir qualidade aos momentos dedicados ao estudo do texto. À luz de teóricos como Lyons (1977), Braga e Busnardo (1984), Ducrot (1987), Rajagopalan (1990), Ottoni (1998), Marcuschi (2001, 2002, 2007), Brito (2002), Antunes (2003), Silva (2003), Masip (2003, 2007, 2012), Koch (2004, 2009), Austin (2004), Cançado (2008), Sousa e Pereira (2008), Koch e Elias (2009), entre outros, buscamos refletir em que consiste o ato de ler, quais os caminhos e descaminhos do processamento textual, como a semântica e a pragmática atuam nesse processamento, quais as implicações fenomenológicas basilares na busca pela significação e, por isso, como apreendemos e produzimos conhecimentos sobre o mundo. A escolha do corpus foi motivada pelo interesse em demostrar que tanto os textos de teor predominantemente lógico quanto os de índole estética apresentam, em maior ou menor grau, sentidos e referências de ordem semântica e pragmática. Para evidenciar tal fato, selecionamos três notícias, uma fábula, um artigo de opinião, uma parábola e um poema. Optamos por textos mais curtos com o intuito de intensificar o aproveitamento do espaço de que dispomos e das considerações resultantes dessa relação. Os dados obtidos, decorrentes da aplicação do modelo em foco, revelam que uma perspectiva empírica e fenomenológica, como a que sugerimos, pode dar conta de uma leitura precisa e acurada, uma vez que considera os indivíduos, seu perfil biológico e social, além dos fenômenos que ocorrem em seu entorno.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectPragmáticapt_BR
dc.titleNo percurso do sentido: a semântica e a pragmática mobilizando táticas de leitura e interpretação do texto escritopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9167760265662111pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2142253556706073pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxEs la lectura una actividad omnipresente en la vida del hombre. Leemos o interpretamos, de modo consciente o inconsciente, varios signos en las más diversas circunstancias de interacción social. Sin embargo, en lo referente a la lectura, cantidad no significa calidad. Leer solo satisface efectivamente cuando se convierte en un acto de atribución de sentidos, mediante diferentes procesos y estrategias que superan en mucho la simple descodificación. En el intento de contribuir con los estudios dedicados a la formulación de propuestas didácticas para la enseñanza de lectura, apoyada en una perspectiva semántico-pragmática y en teorías complementarias e indispensables en la búsqueda por la significación, esta investigación tiene como cerne el desarrollo de un modelo de enseñanza de lectura pensada para facilitar y perfeccionar la práctica de interpretación textual, a fin de conferir calidad a los momentos dedicados al estudio del texto. Basados en teóricos como Lyons (1977), Braga y Busnardo (1984), Ducrot (1987), Rajagopalan (1990), Ottoni (1998), Marcuschi (2001, 2002, 2007), Brito (2002), Antunes (2003), Silva (2003), Masip (2003, 2007, 2012), Koch (2004, 2009), Austin (2004), Cançado (2008), Sousa y Pereira (2008), Koch y Elias (2009), entre otros, buscamos reflexionar sobre en qué consiste el acto de leer, cuáles los caminos y descaminos del procesamiento textual, cómo la semántica y la pragmática actúan en ese procesamiento, cuáles las implicaciones fenomenológicas basilares en la búsqueda por la significación y, por ello, cómo aprendemos y producimos conocimientos sobre el mundo. La elección del corpus fue motivada por el interés en demostrar que tanto los textos de contenido predominantemente lógico como los de índole estética presentan, en mayor o menor grado, sentidos y referencias de orden semántico y pragmático. Para evidenciar tal hecho, seleccionamos tres noticias, una fábula, un artículo de opinión, una parábola y un poema. Optamos por textos más cortos con la intención de intensificar el aprovechamiento del espacio de que disponemos y de las consideraciones resultantes de esa relación. Los datos obtenidos, derivados de la aplicación del modelo en cuestión, revelan que una perspectiva empírica y fenomenológica, como la que sugerimos, puede contemplar una lectura precisa y proficiente, una vez que considera a los individuos, su perfil biológico y social, además de los fenómenos que ocurren a su alrededor.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Myllena Alves de Jesus.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons