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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPitta Pontual, Virgínia pt_BR
dc.contributor.authorde Fátima de Mello Barreto Campello, Mariapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:26:24Z-
dc.date.available2014-06-12T16:26:24Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationde Fátima de Mello Barreto Campello, Maria; Pitta Pontual, Virgínia. A Construção Coletiva da Imagem de Maceió: cartões-postais 1903/1934. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3026-
dc.description.abstractNesta pesquisa estudamos os cartões-postais fotográficos de Maceió entre 1903 e 1934 para qualificar a construção da imagem da Cidade a partir desses artefatos como fruto de um olhar coletivo, resultado de três olhares seletivos que se voltam para ela: o olhar dos fotógrafos, o olhar dos editores e o olhar do público. Nosso intento é mostrar que essa representação não se reduz a mera idealização purificadora da realidade, é uma construção coletiva da imagem da Cidade, portanto carregada de valores e significados históricos e existenciais. Assim, nos contrapomos à visão corrente dos cartões-postais como representações descoladas da realidade vivida, e fruto apenas de um trabalho artístico/autoral do fotógrafo. Para realizar tal debate, trazemos para o centro a representação de torrão natal presente no discurso do editor pioneiro de cartões-postais de Maceió, e verificamos a pertinência dessa representação nas imagens de cada uma das quinze séries de cartões-postais produzidas ao longo do período em estudo, assim como nas apropriações que o público consumidor faz desses cartões-postais no mesmo intervalo de tempo. Este percurso parte do pressuposto de que essas imagens fotográficas se tornam efetivamente cartões-postais, em seu sentido de catalisador de marcos paisagísticos coletivos, porque se realizam publicamente, isto é, após a aquisição/apropriação pela população. Para nós, portanto, a Maceió dos cartões-postais, que apresentamos no fechamento do trabalho, não é fruto apenas de uma sensibilidade de autor (fotógrafo), mas de uma sensibilidade coletiva envolvendo três co-artífices: os fotógrafos, os editores e o públicopt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistoria Visualpt_BR
dc.subjectCartões-postaispt_BR
dc.subjectMaceiópt_BR
dc.titleA Construção Coletiva da Imagem de Maceió: cartões-postais 1903/1934pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

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