Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3006
Título: Joga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileira
Autor(es): Roberto Mendonça Costa, Sergio
Palavras-chave: Mídia; Futebol-espetáculo; identidade nacional
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Roberto Mendonça Costa, Sergio; Freire Prysthon, Ângela. Joga TV: imagens do futebol-espetáculo e a mediação da identidade nacional brasileira. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: O futebol é, sem dúvida, um dos elementos simbólicos mais lembrados pelo senso comum na representação do Brasil. Para brasileiros e estrangeiros, tal traço da identidade do País foi construído através da apresentação da seleção brasileira de futebol em torneios internacionais, com convincentes atuações que redundaram na conquista de cinco títulos mundiais. Contudo, a amplitude desse imaginário não pôde ser constituída sem a participação dos meios de comunicação de massa, que fizeram de sua associação com o esporte um das mais relevantes facetas da indústria do entretenimento. Mídia e esporte se transformaram em uma complexa estrutura social que se solidificou como uma instituição do cotidiano e dos povos conectados. Através do esporte mediado, padrões culturais de diversas nações são postos frente a frente e questionam indivíduos a respeito de seu pertencimento e identidade. Nesse sentido, a idéia de futebol-espetáculo e a Copa do Mundo formam um ambiente propício para a mediação das identidades nacionais, e o alargamento dos produtos da mídia, como a publicidade, fornece elementos simbólicos para a identificação do indivíduo nas novas configurações de tempo e espaço. Assim, esta pesquisa visa dissertar sobre a representação da identidade nacional brasileira mediada através do futebol-espetáculo, valendo-se do Joga TV, publicidade mundial da Nike para a Copa do Mundo de 2006, como um corpus inserido nos estudos contemporâneos da nação, da identidade e do sujeito, considerando a emergência da cultura da mídia como um dos focos dessas transformações
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3006
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1878_1.pdf993,9 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.