Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2999
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COUTINHO, Solange Galvão | pt_BR |
dc.contributor.author | MIRANDA, Eva Rolim | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T16:26:05Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T16:26:05Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Rolim Miranda, Eva; Galvão Coutinho, Solange. As crianças e os adultos como originadores de artefatos gráficos comunicacionais: em busca de um modelo de análise. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2999 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo discursar sobre a produção de Artefatos Gráficos Comunicacionais por adultos e crianças. Por Artefatos Gráficos Comunicacionais entende-se todo tipo de mensagem visual que tem ênfase em aspectos comunicacionais como estórias em quadrinhos, infográficos, mapas, instruções visuais entre outros. O objeto de estudo deste trabalho são os sketch maps, que são produções cartográficas feitas sem planejamento prévio. Para análise do objeto de estudo em questão foi desenvolvido um modelo de análise que se encontra apoiado em três grandes pilares; características gráficas, características funcionais e características cognitivas. A fase experimental consiste em verificar a produção de sketch maps por crianças de um mesmo nível escolar, adultos não-especialistas e adultos especialistas - designers e cartógrafos - em produção de Artefatos Gráficos Comunicacionais. O estudo baseou-se na hipótese de que as crianças e os adultos nãoespecialistas possuem um mesmo nível de produção gráfica, que foi confirmada a partir do experimento realizado. O que traz várias implicações para o âmbito educacional, tanto no que diz respeito ao ensino médio e fundamental, quanto ao ensino superior dos cursos de Design e Engenharia Cartográfica. Além de contribuir com a pesquisa feita em design no âmbito da linguagem gráfica e do design da informação | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação visual | pt_BR |
dc.subject | Arte na educação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação na educação | pt_BR |
dc.subject | Imagens | pt_BR |
dc.subject | ilustrações | pt_BR |
dc.title | As crianças e os adultos como originadores de artefatos gráficos comunicacionais: em busca de um modelo de análise | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo17_1.pdf | 5,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons