Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29981

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALAZAR, Viviane Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Anderson Clayton Oliveira-
dc.date.accessioned2019-04-02T19:54:41Z-
dc.date.available2019-04-02T19:54:41Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29981-
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa é compreender como ocorre a aprendizagem dos empreendedores internacionais inseridos em situações que envolvem risco, exploração e desenvolvimento de oportunidades. Para isso, foram definidos três objetivos específicos: descrever as situações que envolvem risco, exploração e desenvolvimento de oportunidades internacionais; identificar o que os empreendedores internacionais aprendem nessas situações; e entender como ocorre a aprendizagem dos empreendedores internacionais a partir de eventos e episódios que fazem parte do processo de internacionalização. Com o intuito de atingir esses objetivos foi realizado um estudo de caso na empresa Acumuladores Moura S/A, utilizando-se uma abordagem qualitativa, em que foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas, com sujeitos que possuíam características que os definiam como empreendedores internacionais, e que, por sua vez, participaram do processo de internacionalização da empresa. Além disso, alguns dados foram coletados por meio de pesquisa documental. A análise foi realizada por meio da comparação constante dos dados e permitiu a construção de categorias que contribuíram para o alcance dos objetivos. Quanto aos resultados, foi possível perceber que o processo de internacionalização da Moura aconteceu de maneira gradual. As principais oportunidades descritas foram: a entrada em novos mercados, a importação de sucatas de baterias, a realização de parcerias tecnológicas e os contratos com as montadoras de automóveis. E os riscos foram: cambial, cultural, político/país e comercial. Diante dessas situações os empreendedores aprenderam: a importância do planejamento, da realização de contratos, o valor da marca, a compreender as diferenças culturais e a realizar parcerias. As principais formas de aprendizagem foram: aprendendo com os erros, visitando e ouvindo o mercado, buscando informações, interagindo e criando redes de relacionamentos e refletindo sobre as ações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectEmpresas multinacionaispt_BR
dc.subjectArbitragem comercial internacionalpt_BR
dc.titleAprendizagem no empreendedorismo internacional: um estudo de caso na Acumuladores Mourapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8845789015970256pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0331772105868515pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this research is to understand how the learning of international entrepreneurs inserted in situations that involve of risk, exploration and development of opportunities occurs. For this, three specific objectives were defined: to describe the situations involving risk, exploitation and development of international opportunities, to identify what international entrepreneurs learn in these situations and to understand how the learning of international entrepreneurs occurs from events and episodes that are part of the internationalization process. In order to achieve these objectives, a case study was carried out with the company Acumuladores Moura S/A, using a qualitative approach, in which seven semi-structured interviews were carried out with subjects who had characteristics that defined them as international entrepreneurs, and who, in turn, participated in the internationalization process off the company. In addition, some data were collected through documentary research. The analysis was carried out by constant comparison of the data and allowed the construction of categories that contributed to the achievement of the general objective. Regarding the results, it was possible to perceive that the internationalization process of Moura happened in a gradual way. The main opportunities described were: entry into new markets, import of battery scrap, technological partnerships and contracts with car manufacturers. And the risks were: foreign exchange, cultural, political / country and commercial. In the face of these situations entrepreneurs learned: the importance of planning, contracting, brand value, understanding cultural differences and building partnerships. The main forms of learning were: learning from mistakes, visiting and listening to the market, searching for information, interacting and creating networks of relationships and reflecting on actions.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Anderson Clayton Oliveira Silva.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons