Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29966

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJERÔNIMO, Taciana de Barros-
dc.contributor.authorSANTOS, Juliana Karla Rodrigues de Souza-
dc.date.accessioned2019-04-02T17:24:31Z-
dc.date.available2019-04-02T17:24:31Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29966-
dc.description.abstractA busca pela gestão da qualidade com base na melhoria é contínua e essencial para garantir a credibilidade na execução de serviços e processos. Nesse sentido, esta dissertação teve como finalidade analisar como melhorar o gerenciamento da qualidade no processo de elaboração de serviço em nuvem em uma pequena empresa de alta tecnologia, a partir da aplicação da ferramenta Análise do Modo e do Efeito da Falha (FMEA). Para isso, utilizou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, realizada por meio de estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram aplicadas as técnicas de entrevista semiestruturada (individual e em grupo), questionário e aplicação do formulário da FMEA, que foram examinadas por meio de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que há necessidade de uma equipe formal de gerenciamento de projetos, padronização na execução dos processos e que, a maioria das falhas identificadas no processo analisado, foram oriundas de erros no estabelecimento e cumprimento de prazos e na comunicação. A partir da análise das falhas, foram propostas soluções de melhorias condizentes com a realidade da empresa (segundo os participantes da pesquisa). As soluções que efetivamente foram implementadas tiveram resultados positivos e reduziram consideravelmente a percepção do risco pela equipe da FMEA.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de qualidadept_BR
dc.subjectPequena empresapt_BR
dc.subjectAlta tecnologiapt_BR
dc.titleAplicabilidade da FMEA no processo de elaboração de serviço em nuvem: o caso de uma pequena empresa de alta tecnologiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8820540457028445pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2020621017959518pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe search for quality management based in the continuous improvement, is essential to ensure the credibility in the execution of services and processes. In this sense, the purpose of this dissertation is to analyze how to improve the quality management in the process of elaboration of cloud service in a small high-tech company, from the application of the Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) tool. For this, the qualitative research approach was carried out by means of a case study. As research instruments were applied techniques of semi-structured interviews (individual and group), questionnaire and application of FMEA form. The forms were examined using content analysis. The results pointed the need for a formal team of project management, standardization in the execution of projects and that most of the flaws identified in the process came from mistakes establishing and meeting deadlines and communication problems. From the analysis of the mistakes, some improvements that are compatible with the reality of the company were proposed (based on the participants of this research). The solutions that were effectively implemented showed positive outcomes and considerably reduced the perception of risk in the FMEA team.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Juliana Karla Rodrigues de Souza Santos.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons