Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29961

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMARAL, Maria das Vitórias Negreiros do-
dc.contributor.authorCOSENTINO, Anna Carolina Coelho-
dc.date.accessioned2019-04-01T22:11:34Z-
dc.date.available2019-04-01T22:11:34Z-
dc.date.issued2018-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29961-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por principal interesse, compreender como a arte pode contribuir para uma educação subjetiva. A partir de um processo autoreflexivo e que teve a performance como forma de pesquisa em arte, busquei transformação para o que percebi como interrupção do fluxo da vida, na memória afetiva das mulheres da minha família. Para tanto, inspirei-me na Vida Poética de Yoko Ono, VALIE EXPORT, Hilda Hilst, Lygia Clark, Ana Mendieta, Louise Bourgeois, Frida Kahlo, Camille Claudel e muitas outras artistas. Esses nomes todos reunidos passam a ideia de sororidade, da irmandade que pude tecer com essas mulheres. O texto não traz um aprofundamento em suas histórias, no entanto, mas mostra como a autopoiesis construída com a pesquisa, foi atravessada por estas referências. Como metodologia de estudo, apropriei-me da Fenomenologia da Imaginação de Gaston Bachelard. A partir de imagens das memórias: pessoal, coletiva e da História da Arte, criei novas imagens de mim mesma com vistas à elaboração autoeducativa do meu ser mulher.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutoeducaçãopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectPerformance ritualpt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.titleFantasmas do corpocasa: refazendo significados afetivos por meio da performancept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6438888257635944pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3317479462307817pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThe present research had as main interest, to understand how art can contribute to a subjective education. From a self-reflexive process that had performance as a form of art research, I sought transformation to what I perceived as interruption in the flow of life, on the affective memory of the women of my family. For that, I was inspired by the Poetic Life of Yoko Ono, VALIE EXPORT, Hilda Hilst, Lygia Clark, Ana Mendieta, Louise Bourgeois, Frida Kahlo, Camille Claudel and many other artists. All of these names brought together give the idea of sorority, of the sisterhood that I could weave with these women. The text does not deepen into their stories, however, but it shows how the autopoiesis that was constructed with the research, was crossed by these references. I appropriated Gaston Bachelard’s Phenomenology of Imagination as study methodology. From images of personal and colective memories, as well as images from the History of Art, I created new ones of myself, for the self-educative elaboration of my being.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Anna Carolina Coelho Cosentino.pdf11,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons