Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29961
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMARAL, Maria das Vitórias Negreiros do | - |
dc.contributor.author | COSENTINO, Anna Carolina Coelho | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-01T22:11:34Z | - |
dc.date.available | 2019-04-01T22:11:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29961 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve por principal interesse, compreender como a arte pode contribuir para uma educação subjetiva. A partir de um processo autoreflexivo e que teve a performance como forma de pesquisa em arte, busquei transformação para o que percebi como interrupção do fluxo da vida, na memória afetiva das mulheres da minha família. Para tanto, inspirei-me na Vida Poética de Yoko Ono, VALIE EXPORT, Hilda Hilst, Lygia Clark, Ana Mendieta, Louise Bourgeois, Frida Kahlo, Camille Claudel e muitas outras artistas. Esses nomes todos reunidos passam a ideia de sororidade, da irmandade que pude tecer com essas mulheres. O texto não traz um aprofundamento em suas histórias, no entanto, mas mostra como a autopoiesis construída com a pesquisa, foi atravessada por estas referências. Como metodologia de estudo, apropriei-me da Fenomenologia da Imaginação de Gaston Bachelard. A partir de imagens das memórias: pessoal, coletiva e da História da Arte, criei novas imagens de mim mesma com vistas à elaboração autoeducativa do meu ser mulher. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autoeducação | pt_BR |
dc.subject | Processo | pt_BR |
dc.subject | Performance ritual | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.title | Fantasmas do corpocasa: refazendo significados afetivos por meio da performance | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6438888257635944 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3317479462307817 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research had as main interest, to understand how art can contribute to a subjective education. From a self-reflexive process that had performance as a form of art research, I sought transformation to what I perceived as interruption in the flow of life, on the affective memory of the women of my family. For that, I was inspired by the Poetic Life of Yoko Ono, VALIE EXPORT, Hilda Hilst, Lygia Clark, Ana Mendieta, Louise Bourgeois, Frida Kahlo, Camille Claudel and many other artists. All of these names brought together give the idea of sorority, of the sisterhood that I could weave with these women. The text does not deepen into their stories, however, but it shows how the autopoiesis that was constructed with the research, was crossed by these references. I appropriated Gaston Bachelard’s Phenomenology of Imagination as study methodology. From images of personal and colective memories, as well as images from the History of Art, I created new ones of myself, for the self-educative elaboration of my being. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Anna Carolina Coelho Cosentino.pdf | 11,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons