Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29929
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Bartira Ferraz | - |
dc.contributor.author | LUSTOSA, Victor Soares | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-01T17:22:27Z | - |
dc.date.available | 2019-04-01T17:22:27Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29929 | - |
dc.description.abstract | Entre 1976 e 1982 a pequena cidade de Areia, localizada do brejo paraibano, foi palco de um dos mais movimentados festivais de arte do Brasil. Inspirados nos festivais de inverno da UFMG, que ocorriam desde 1967 na cidade de Ouro Preto, os festivais de Areia se destacaram no cenário cultural daquele período por sua ênfase na Cultura Nordestina e na proposta de debates e seminários voltados para as mais variadas manifestações artísticas: cinema, teatro, música, literatura, folclore, artes plásticas e comunicação, atraindo jovens de quase todo o país. A intenção, segundo os organizadores do evento, era sensibilizar a juventude quanto ao fenômeno artístico e apresentar um panorama das artes brasileiras em um contexto de progressiva mundialização da cultura e hegemonia da indústria cultural. A presente dissertação é uma história desses festivais, a partir dos rastros deixados em jornais e documentos oficiais, mas também a partir dos ecos ainda presentes na memória de alguns de seus participantes. A proposta é realizar uma reconstrução de cena, no sentido acontecimental do conclave, inserindo-o no contexto da ditadura militar brasileira durante os anos 1970; e da cena, no sentido artístico-cultural, identificando a rede de intelectuais e artistas envolvidos, bem como os problemas por eles levantados quanto ao lugar das artes nas construção da identidade nacional brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Brasil - História - 1964-1985 | pt_BR |
dc.subject | Festivais de arte – Areia (PB) | pt_BR |
dc.subject | Cultura na arte | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular – Brasil, Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Características nacionais | pt_BR |
dc.title | Onde cantam as cigarras: os festivais de arte de Areia e a problemática da cultura brasileira nos anos 1970 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0434062591298719 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1088612482852098 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Between 1976 and 1982 the small town of Areia, situated in the wetlands of the state of Paraíba, was the stage of a bustling art festival in Brasil. Inspired by the Winter Festival of UFMG, that started in 1976 in the city of Ouro Preto, the Areia festivals were popular in Brazil's cultural scene of the time for its emphasis in Brazil's Northeastern culture and because of its debates and seminars aimed at the most varied forms of art manifestations: cinema, theater, music, literature, folklore, plastic arts and communication, attracting young students from all over the country. The intention, according to the festival's organizers was to sensitize its young audience to the artistic phenomenon and present a panorama of the arts in Brazil in a progressive globalization of culture and the hegemony of the artistic industry. The present dissertation is the history of these festivals, starting from evidence found in newspapers and official documents, but also from the echoes still remaining in some of its participants memories. It is intended to rebuild the scene, in the sense of how this conclave happened, inserting it in Brazil's military dictatorship period during the 1970s; and in the artistic and cultural sense, identifying the network of intellectuals and artists involved, as well as the problems raised by them regarding the place of the arts in the construction of the national identity of Brazil. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Victor Soares Lustosa.pdf | 3,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons