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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29923

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Fernando Diniz-
dc.contributor.authorSARAIVA, Kate Vivianne Alcântara-
dc.date.accessioned2019-03-29T22:08:29Z-
dc.date.available2019-03-29T22:08:29Z-
dc.date.issued2017-08-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29923-
dc.description.abstractApesar de as cidades serem primordiais no cinema, os estudos que associam cidade e cinema ainda não são numerosos no nosso campo e são pouco utilizados como fontes para a história da cidade, do urbanismo e da arquitetura. Adotando o cinema como fonte para a história urbana, este estudo buscou compreender como a cidade do Recife foi representada nos filmes produzidos pelo chamado Ciclo do Recife, entre 1923 e 1931, um período muito profícuo para a produção de filmes e documentários locais. Neste período, encontramos uma cidade em um amplo processo de modernização e transformação urbana, com a expansão para novas áreas suburbanas, o que era celebrado por tais. Entre os elementos urbanos e espaços mais apresentados nos filmes estavam o porto e o movimento ao seu redor, as pontes, as novas avenidas e palacetes, os trilhos de bondes e trens, ou seja, a infra-estrutura urbana implantada na cidade no período, servindo assim como uma peça fundamental da propaganda do governo local. Entretanto, os filmes ainda exibiam em certas cenas, uma cidade tradicional, bucólica e provinciana e partes intocadas do seu sítio natural. A confrontação entre as fontes históricas disponíveis e os diferentes ângulos e tomadas adotados pelos cineastas, permite um olhar mais rico sobre as transformações em curso na cidade do Recife nestes anos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.titleRecife: cidade e cinema (1922-1931)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCUNHA FILHO, Paulo Carneiro da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7927650250862339pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6641935263631117pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxAlthough cities are central to the cinema, studies associating city and cinema are not numerous in our field and are little used as sources for the city's history, urbanism and architecture. Adopting cinema as a source for urban history, this study sought to understand how the city of Recife was represented in the films produced by the Cycle of Recife between 1923 and 1931, a significant production of local films and documentaries. In this period, we find a city in a broad process of modernization and urban transformation, with the expansion to new suburban areas, which was celebrated by these films. The urban elements and spaces most presented in the films were: the port and the movement around it, the bridges, the new avenues and palaces, the trams and trains, that is, the urban infrastructure implanted in the city in the period, thus serving as a key piece of local government propaganda. However, the films still exhibited in certain scenes, a traditional, bucolic and provincial town and untouched parts of its natural site. The confrontation between the available historical sources and the different angles and takes adopted by the filmmakers, allows a richer look on the transformations underway in the city of Recife in these years.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

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