Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29861

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNUNES, Luciana Borre-
dc.contributor.authorLIMA, Janilson Lopes de-
dc.date.accessioned2019-03-26T17:30:36Z-
dc.date.available2019-03-26T17:30:36Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29861-
dc.description.abstractO paradigma simplificador, que pauta a educação tradicional, é influenciado pela lógica disjuntiva da ciência clássica. Entre outras coisas, ele nos ensina a separar as partes para melhor entender o todo, ignorando que o todo não é a soma das partes, mas o resultado das ações integrativas entre elas. Uma outra consequência desse modelo de pensamento é a dificuldade de estabelecer diálogo entre os conteúdos e os contextos de vida dos sujeitos. Essa lógica de separação se estendeu, inclusive, para a relação entre o conhecedor e a coisa conhecida (sujeito e objeto). Ao entrar em contato com o Pensamento Complexo, sistematizado por Edgar Morin ( 1977; 2011a; 2011b; 2011c; 2012; 2015a; 2015b; 2015c) pude perceber as possibilidades de (re)organização do conhecimento e consequentemente, uma (re)significação das relações entre professor/estudante/conhecimento. Neste contexto, essa pesquisa teve como objetivo compreender os reflexos do Pensamento Complexo, proposto por Edgar Morin, em minha prática como docente de artes visuais, no campus Olinda do IFPE. E foi impulsionada pelo seguinte questionamento: De que maneira o Pensamento Complexo se reflete em minhas práticas como docente de artes visuais, do IFPE – campus Olinda? Para dar corpo a essa investigação, foram utilizados como fontes de produção de dados, memoriais abrangendo as experiências vividas nos semestres letivos de 2017; registros de atividades, de planos de aulas e de curso; registros audiovisuais de vivências de sala de aula. Além de relatos de observação de aulas e/ou diários de bordo produzidos por estagiárias. Afim de auxiliar metodologicamente a interpretação desse material, pautada no Pensamento Complexo, a pesquisa se aproximou da Fenomenologia Hermenêutica, aplicada ao campo das investigações educativas, desenvolvida por Marx Van Manen (2003). Sendo assim, esse trabalho pode ser caracterizado como qualitativo de viés complexo e fenomenológico hermenêutico. A medida que fui tomando consciência da influência do Pensamento Complexo em meu fazer docente, tornou-se clara a importância do exercício do encontro, da interação. Tal exercício veio acompanhado da percepção de suas consequências incertas, contudo, sempre causadoras de novas organizações. Fez-me ressignificar o ato científico, torná-lo próximo, possível. Essa pesquisa proporcionou-me também uma vivência prática da teoria do Pensamento Complexo. Além de me fazer refletir sobre a importância do papel do professor enquanto pesquisador de seu próprio fazer, que se transforma a partir da ecologia do meio onde atua, tornando-se consciente de suas limitações e de suas transformações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPensamento complexopt_BR
dc.subjectPrática docente em artes visuaispt_BR
dc.subjectFenomenologia hermenêuticapt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.titleO pensamento complexo na docência de artes visuais: uma experiência de ensino no IFPE – campus Olindapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5790430061204627pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9232357001079673pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThe simplifying paradigm, which guides traditional education, is influenced by the disjunctive logic of classical science. Among other things, it teaches us to separate the parts to better understand the whole, ignoring that the whole is not the sum of the parts but the results of the integrative actions between them. Another consequence of this model of thinking is the difficulty of establishing dialogues between the subjects contents and life contexts. This logic of separation has extended even to the relationship between the knower and the known thing (subject and object). When I came into contact with Complex Thinking, systematized by Edgar Morin (1977; 2011a; 2011b; 2011c; 2012; 2015a; 2015b; 2015c) I was able to perceive the possibilities of knowledge reorganization and consequently a re - signification of teacher - student - knowledge relations. In this context, this research aimed to understand the reflexes of Complex Thinking, proposed by Edgar Morin, in my practice as a visual arts teacher, at the Olinda campus of IFPE. And I was driven by the following question: In what way is Complex Thinking reflected in my practices as a visual arts teacher, from IFPE - Olinda campus? In order to investigate these issues, logs covering the experiences lived in the academic semesters of 2017; records of activities, lesson plans and course plans; audiovisual records of the classroom experiences were used as sources of data. As well as reports of classes observation and / or logbooks transcripted by trainees. In order to help the interpretation of this material based on Complex Thinking the research used the hermeneutic phenomenology, applied to the field of educational research, developed by Marx Van Manen (2003). Thus, this work may be said qualitative and with complex and phenomenological hermeneutic bias. As I became aware of the influence of the Complex Thinking on my teaching practice, the importance of exercising the encounter and the interaction became clear. Such an exercise came along with the perception of its uncertain consequences, however, always causing new organizations. It made me re-signify the scientific act, to make it possible, plausible. It also permitted a hands-on experience of the Complex Thinking Theory. In addition, it made me reflect on the importance of the role a teacher has as a researcher of his own doing, which is transformed by the ecology of the environment where she/he acts, becoming aware of her/his limitations and transformations.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Janilson Lopes de Lima.pdf4,52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons