Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29837
Share on
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRITO, Yvana Carla Fechine de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Cecília Almeida Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-21T12:50:45Z | - |
dc.date.available | 2019-03-21T12:50:45Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29837 | - |
dc.description.abstract | Esta tese identifica e analisa o papel estratégico da controvérsia no modelo de produção transmídia adotado pelas telenovelas da Rede Globo. Para isso, assume que: 1) a telenovela é um produto televisivo especialmente vocacionado para produzir controvérsias, devido às características do gênero (sua processualidade e origens ligadas ao melodrama), 2) a controvérsia é constitutiva da cultura de fãs e das interações de redes sociais digitais, no contexto da cultura participativa. Apoiada nesses pressupostos, a tese mostra como a Globo faz um uso deliberado da controvérsia, a partir das conversações em rede sobre e a partir dos enredos de suas telenovelas promovidas por suas estratégias de TV Social. Mostra também como a principal emissora do país monitora essas conversações em rede e faz um uso estratégico das informações propiciadas pelas controvérsias para gerenciar a participação do público, mesmo quando esse tipo de troca polêmica não resulta de suas provocações e propósitos. Baseada no acompanhamento das 25 telenovelas da Rede Globo exibidas entre janeiro de 2014 e outubro de 2017, a tese realiza por meio de análise de conteúdo a categorização dessas controvérsias, a partir das práticas interpretativas, tópicos conversacionais e nos interagentes envolvidos (fãs, produtores, espectadores casuais, anti-fãs e não-espectadores). Para chegar a esses resultados, foi observado, pelo mesmo período e com a ajuda de ferramentas de monitoramento, o Gshow, portal de entretenimento da Rede Globo, e seus perfis nas plataformas Twitter e Facebook. Foi realizado também um extenso levantamento bibliográfico que envolveu desde estudos sobre culturas de fãs e transmidiação às teorias da controvérsia e da conversação em rede. Comprovando que as controvérsias são um recurso preponderante nas conversações em rede em torno das telenovelas da Globo, esta tese espera colaborar para uma melhor compreensão dos modos de interação numa cultura de convergência e participativa na qual as trocas entre produção e recepção estabelecem fronteiras cada vez mais embaçadas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Telenovela | pt_BR |
dc.subject | Transmidiação | pt_BR |
dc.subject | Controvérsia | pt_BR |
dc.subject | Plataformas de redes sociais digitais | pt_BR |
dc.subject | Fãs | pt_BR |
dc.title | Telenovela transmídia na Rede Globo: o papel das controvérsias | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0022671868840293 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9747239620879117 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis identifies and analyzes the strategic role of the controversy in the model of transmedia production adopted by Rede Globo in its telenovelas. To this end, it assumes that: 1) the telenovela is a television product especially designed to produce controversy, due to the characteristics of the genre (its procedurality and origins linked to melodrama), 2) the controversy is constitutive of fan cultures and network interactions in the context of participatory cultures. Based on these assumptions, the thesis shows how Globo makes a deliberate use of the controversy, starting from the network talks about and from the plots of its telenovelas promoted by its Social TV strategies. It also shows how the country's top broadcaster makes strategic use of the information provided by the controversies to manage public participation, even when this type of polemical exchange is not the result of its provocations and purposes. Based on the follow-up of 25 Rede Globo telenovelas shown between January 2014 and October 2017, the thesis classifies these controversies using content analysis, based on interpretive practices, conversational topics and the interactors involved (fans, producers, casual spectators, anti-fans and non-viewers). To reach these results, Gshow, Globo's entertainment portal, and its profiles on Twitter and Facebook platforms were observed for the same period and with the help of monitoring tools. An extensive bibliographical survey was also carried out, from studies on fan cultures and transmedia to theories of controversy and network conversation. By proving that controversies are a preeminent feature of network conversations around Globo telenovelas, this thesis hopes to collaborate to a better understanding of the modes of interaction in a culture of convergence and participation in which the exchanges between production and reception establish borders increasingly blurried. | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Comunicação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Cecília Almeida Rodrigues Lima.pdf | 3,89 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License