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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29744

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Denise Dumke de-
dc.contributor.authorCARVALHO, Raíssa Corrêa de-
dc.date.accessioned2019-03-18T20:44:07Z-
dc.date.available2019-03-18T20:44:07Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29744-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo caracterizar os elementos que atuam na formação da qualidade percebida dos clientes em serviços de companhias aéreas, através da comparação entre os modelos Servqual e Servperf. Para coletar os dados para análise das opiniões dos clientes, foi realizada uma pesquisa com 469 entrevistados que utilizaram serviços de companhias aéreas no Brasil. Os dados dos entrevistados foram analisados a partir de duas abordagens: a análise de quartil para o Servqual, onde os resultados sugerem como dimensões mais importantes, ou seja, com maiores gaps, empatia, tangibilidade e credibilidade; e a modelagem de equações estruturais para o Servperf, onde tangibilidade e empatia foram as dimensões consideradas mais importantes para os clientes neste contexto. A descoberta mais valiosa por intermédio da comparação dos resultados é que, apesar de não terem sido iguais, ambas as análises indicaram duas dimensões em comum (tangibilidade e empatia) que influenciam a percepção da qualidade do serviço dos clientes de companhias aéreas, demonstrando a relevância de ambas as abordagens.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectQualidade em serviçospt_BR
dc.subjectServqualpt_BR
dc.subjectServperfpt_BR
dc.subjectSEMpt_BR
dc.subjectServiço de companhias aéreaspt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade percebida em serviços: a visão dos clientes de companhias aéreaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5180858252635422pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4302059236331702pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to characterize the elements that contribute to the formation of the perceived quality of the customers in airline services, through the comparison between the Servqual and Servperf models. To gather data for analysis of consumers' perceptions and expectations, a questionnaire survey of 469 respondents who used airline services in Brazil was conducted. The respondents' data were analyzed from two approaches: the quartile analysis for the Servqual, where the results suggest as more important dimensions, that is, with greater gaps, empathy, tangibles and reliability, and the structural equation modeling for Servperf, where tangibles and empathy were the dimensions considered most important for customers in this context. The most valuable finding by comparing the results is that, although they were not equal, both analyzes indicated two common dimensions (tangibility and empathy) that influence the perception of the quality of service of the airline customers, demonstrating the relevance of both approaches.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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