Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29611

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA JUNIOR, José Afonso da-
dc.contributor.authorWANDERLEY, Olga da Costa Lima-
dc.date.accessioned2019-03-08T15:21:39Z-
dc.date.available2019-03-08T15:21:39Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29611-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda as interseções entre a fotografia e a arte performática. Interessa-nos compreender os deslocamentos implicados à linguagem da performance ao incorporar o dispositivo fotográfico, seja como mecanismo de registro e geração de memória ou como recurso criativo, sobretudo a partir de performances concebidas exclusivamente para a câmera; e ainda, as mudanças engendradas no campo da fotografia quando esta extrapola as fronteiras tradicionalmente atribuídas à sua realização e é considerada como uma ação que engloba elementos de presença, performatividade e encenação. Para tanto, recorremos à historiografia das duas linguagens no esforço de identificar as produções discursivas e práticas que vêm moldando as relações exercidas entre elas, marcadas tanto em termos opositivos, quanto no sentido da sua aproximação. Destacamos experiências que vão desde os primeiros momentos da fotografia, como o autorretrato de Bayard como afogado, até trabalhos mais recentes de arte conceitual e contemporânea, como o Salto no Vazio, de Yves Klein e as encenações fotográficas elaboradas por Cindy Sherman. Por fim, nos dedicamos a analisar fotografias do artista brasileiro Rodrigo Braga, pois sua obra faz emergir tensões e questionamentos abordados ao longo da nossa investigação. Percorrer estes e outros exemplos nos possibilitou verificar que a imagem fotográfica e a performance guardam uma potência de complementariedade e que a fotografia pode e deve ser pensada como um meio de comunicação capaz de intervir e de criar performaticamente a realidade visível e não apenas testemunha-la.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectEncenaçãopt_BR
dc.subjectPresençapt_BR
dc.titleFotografia performática: encenação e presença na ação fotográficapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9933474311185138pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2687254184338962pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research approaches the intersections between photography and performance art. We are interested in understand the displacements involved in the performance language when the photographic device is incorporated, either as a mechanism of recording and generating memory or as a creative resource, especially from performances conceived exclusively for the camera; And also, the changes engendered in the field of photography when it extrapolates the boundaries traditionally attributed to its realization and is considered as an action that englobes elements of presence, performativity and staging. In order to do so, we turn to the historiography of the two languages in the effort to identify the discursive and practical productions that has been shaping the relations exercised between them, marked both in opposition terms as well as in the sense of their approximation. We detach experiences ranging from the first moments of photography, such as Bayard's self-portrait as drowned, to more recent works of conceptual and contemporary art, such as Yves Klein's Leap into the voidand the photographic stagings elaborated by Cindy Sherman. Finally, we are dedicated to analyze photographs of the brazilian artist Rodrigo Braga, because his work brings out tensions and questions addressed throughout our investigation. Going through these and other examples has enabled us to verify that the photographic image and the performance retain a power of complementarity and that photography can and should be thought as a means of communication capable of intervene and performatically create the visible reality and not just testify it.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Olga da Costa Lima Wanderley.pdf8,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons